CIDADE

Vila Velha sobe 29 posições no Ranking de Competitividade

Vila Velha comemora significativo avanço no Ranking de Competitividade dos Municípios

Em 11/06/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Everton Thiago

No quesito “economia”, Vila Velha subiu 23 posições, alcançando a 199ª colocação. Os principais impulsionadores deste progresso foram os pilares de “capital humano” e “inserção econômica”.


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows

O município de Vila Velha comemora um significativo avanço no Ranking de Competitividade dos Municípios 2023, alcançando a 126ª posição na colocação geral no Brasil. Este avanço representa uma notável ascensão de 29 posições em relação ao ano de 2022, com destaque para o empenho e as melhorias implementadas pela atual gestão municipal.

>> Anjos da Praia de volta a Anchieta nas férias do mês de julho

Desempenho econômico
 
No quesito “economia”, Vila Velha subiu 23 posições, alcançando a 199ª colocação. Os principais impulsionadores deste progresso foram os pilares de “capital humano” e “inserção econômica”. O capital humano, que mede a qualidade e a formação da força de trabalho, avançou impressionantes 37 posições, situando-se agora em 185º lugar no ranking nacional, que envolve 5.570 municípios. A inserção econômica, que avalia a integração de Vila Velha ao mercado, subiu 16 posições, alcançando a 158ª colocação geral.
 
Excelência institucional
 
Vila Velha brilhou no quesito “instituições”, em que obteve a 6ª colocação geral no Brasil. Neste âmbito, o funcionamento da máquina pública, que avançou uma posição e agora está em 12º lugar, foi um dos principais destaques. No pilar “sustentabilidade fiscal”, a cidade ocupa atualmente a 25ª colocação e se mantém forte neste aspecto, em relação aos demais municípios brasileiros, refletindo uma gestão pública eficiente e resiliente.
 
Melhorias na sociedade
 
O quesito “sociedade” também apresentou progressos significativos, com Vila Velha subindo 24 posições no ranking, alcançando a 193ª colocação no Brasil. Entre os pilares que mais contribuíram para este avanço, destaca-se a “qualidade da saúde”, que deu um salto impressionante de 92 posições, posicionando o município canela-verde em 132º lugar. Já o “saneamento” melhorou 57 posições, chegando agora à 127ª colocação geral, enquanto a “qualidade da educação” subiu 27 posições, situando Vila Velha na 165ª colocação no ranking nacional.
 
O prefeito de Vila Velha, que liderou a equipe responsável por essas conquistas, destaca que "esses resultados são frutos de uma gestão comprometida com o desenvolvimento sustentável e a melhoria contínua dos serviços públicos. E que a gestão continua trabalhando para que Vila Velha siga avançando cada vez mais na qualidade de vida para todos os seu moradores".
 
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico da PMVV, Everaldo Colodetti, com mais esses avanços, o município demonstra sólida progressão em várias áreas essenciais.

“Este salto de Vila Velha no Ranking de Competitividade dos Municípios reforça o compromisso do prefeito Arnaldinho e sua equipe, com o crescimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos vilavelhenses. A expectativa é que, com a continuidade dos nossos esforços, a cidade continue subindo cada vez neste ranking, nos próximos anos”. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Anjos da Praia de volta a Anchieta nas férias do mês de julho
Procon Vila Velha orienta sobre compras no Dia dos Namorados
Aniversário de Cariacica terá Amado Batista e Alemão do Forró
Governo ES anuncia nova sede para Polícia Militar em Anchieta
Vila Velha recebe selo Diamante por "Cidade Empreendedora"
Prefeito Vidigal entrega Praça da Artes à população de Feu Rosa
Festa dos 134 anos de Cariacica com grande noite de louvor
Abastecimento de água da cidade de Anchieta será ampliado
PMNV oferece oportunidade de renegociação de dívidas

TAGS:
VILA VELHA | POSIÇÕES | RANKING | COMPETITIVIDADE | MUNICÍPIOS