CIDADE
Vila Velha torna obrigatória vacinação em dia no ato da matrícula
Ação para garantir índices satisfatórios de cobertura vacinal no município.
Em 28/08/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Para garantir índices satisfatórios de cobertura vacinal no município, a Prefeitura de Vila Velha publicou portaria, nesta terça-feira (27), no Diário Oficial, tornando obrigatória a apresentação do cartão de vacinas atualizado de alunos da rede municipal de ensino no ato da matrícula ou rematrícula.
De acordo com a portaria conjunta nº 001, baixada pelas secretarias municipais de Saúde (Semsa) e Educação (Semed), é obrigatória a apresentação original da Declaração da Situação Vacinal emitida pelos serviços públicos e privados de vacinação. Além disso, deve ser acompanhado de uma cópia simples do Cartão de Vacinação do estudante, para fins de matrícula e rematrícula dos alunos de até 18 anos de idade, nas unidades escolares municipais, que ofertem educação infantil, ensino fundamental e modalidade de educação de jovens e adultos - EJA.
A ausência da apresentação da Declaração da Situação Vacinal e da cópia simples do Cartão de Vacinação não impedirá, no entanto, a matrícula e/ou rematrícula do aluno até 18 (dezoito) anos de idade. Mas, seu representante legal deverá regularizar a situação, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, após o início do ano letivo.
Ações cabíveis
Nos demais casos em que a matrícula e/ou rematrícula do aluno de até 18 (dezoito) anos de idade ocorrer após o início do ano letivo, a apresentação da Declaração da Situação Vacinal e cópia simples do Cartão de Vacinação deverá ocorrer no prazo máximo de 60 (sessenta) dias após a efetivação da matrícula e rematrícula.
Em caso de descumprimento, a direção da respectiva unidade escolar comunicará imediatamente ao Conselho Tutelar e Ministério Público de Vila Velha para a adoção das ações cabíveis.
A portaria conjunta Semsa/Semed foi concebida por meio de uma articulação intersetorial coordenadas pelos servidores Geraldo Queiroz, (assessor especial da Semsa), Giovana Ramalho (coordenadora da Vigilância Epidemiológica) e Laura Coutinho (coordenadora do Programa Saúde na Escola - PSE), com base nas legislações federal e estadual vigentes que regem o assunto.
LEIA TAMBÉM
Prefeitura oferece oficina gratuita de crochê nesta quarta-feira (28)
Mais do que uma atividade de distração, o crochê pode ser uma fonte de renda. Afinal, peças de artesanato produzidas com fio de malha são cada vez mais procuradas para uso pessoal e até mesmo decorativo.
Foto: Divulgação - Semcom/PMVV
Tanto que a Prefeitura de Vila Velha vai oferecer, de forma gratuita, a Oficina de Crochê com Fio de Malha, nesta quarta-feira (28). Quem irá ministrar a qualificação, que terá duração de duas horas, será a artesã Alessandra da Silva Pinto.
“Fizemos o rodízio de artesãos para a oferta de oficinas e optamos por atividades com pouco custo de produção, como o fio de malha, que é sobra de fábricas. Só utilizamos o fio e a agulha e se produz muita coisa, como cachepô, que será ensinado nessa oficina” explicou.
Com mais de cinco anos atuando profissionalmente, a artesã conta que já levou as peças produzidas em feiras por toda a cidade e em festas tradicionais, como as comemorações de Nossa Senhora da Penha. “O crochê é uma distração, uma forma de relaxar e pode ser uma fonte de renda. É bem vendável”, garante.
São, ao todo, dez vagas promovidas pela Prefeitura de Vila Velha. A oficina será realizada no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), no Shopping Boulevard, de 17 horas às 19 horas. Basta só fazer a inscrição no local. Todo material será disponibilizado gratuitamente. Não precisa ter experiência.
Serviço:
Oficina de Crochê com Fio de Malha
Data: Quarta-feira – dia 28 de agosto
Horário: 17h às 19h
Local: Centro de Atendimento ao Turismo (CAT) no Shopping Boulevard, 2º piso, localizado na Rodovia do Sol.
Inscrições: gratuitas no local
Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL