CIDADE
Vila Velha transforma pontos viciados de lixo em belos jardins
O recolhimento de lixo em local inapropriado gera uma despesa enorme para o município.
Em 26/05/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Os jardins geram economia para o município, tendo em vista que não haverá lixo e entulhos a serem recolhidos naquele local, como outrora.
A Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, vem transformando pontos viciados de lixo em belos jardins ecológicos. Além de embelezar o ambiente, dar a sensação de bem-estar e relaxamento, os jardins geram economia para o município, tendo em vista que não haverá lixo e entulhos a serem recolhidos naquele local, como outrora.
O recolhimento de lixo e entulhos em local inapropriado gera uma despesa enorme para o município, produzindo diariamente 590 toneladas de lixo (inertes, domiciliares, canais e pontos viciados). Desse total, 35% é apenas dos pontos viciados de lixo, incluindo gastos com o transbordo e a destinação final desses resíduos.
Diariamente são realizados serviços de limpeza em pelo menos 30 pontos da cidade em que há o descarte inadequado do lixo, sendo que os mais recorrentes são nos bairros Divino Espírito Santo, Cristóvão Colombo e Praia da Costa.
A transformação de pontos viciados de lixo em jardins gera economia para a municipalidade, não apenas pela redução de gastos com recolhimento e destinação do lixo, mas, sobretudo, porque os jardins ecológicos não demandam muitos recursos para a implantação, pois as plantas são cultivadas no viveiro municipal e a adubação é feita por meio da compostagem de restos de troncos e galhos, resultantes dos serviços de corte e poda de árvores, realizados pela própria secretaria.
Pontos viciados de lixo já foram transformados em jardins ecológicos em Itapuã, São Torquato e Argolas, dentre outros bairros. O objetivo é implantar em vários outros locais.
O secretário de Serviços Urbanos, Anadelso Pereira, explica que o descarte inadequado do lixo gera impactos negativos no âmbito social, ambiental, econômico e, principalmente, para a saúde da população:
“É importante que os munícipes descartem o lixo nos locais e horários apropriados. Dessa forma, além de cuidar da saúde e bem-estar de nossa cidade, estaremos gerando economia para o município, podendo investir em outras áreas”, finalizou. (Com informações da Semco)
Leia também:
> Vila Velha abre portas para trabalho formal ou empreendedor
> Prefeito de Vila Velha visita obras nos bairros da Região 5
> Vila Velha vacinará mais de 10 mil pessoas com Coronavac
> Vila Velha entrega Cartão Bolsa Aluno nesta terça-feira (18)
> Vila Velha avança no Programa Cidade Empreendedora
> Prefeitura vai ajudar instituições que cuidam de crianças
> Prefeitura de Vila Velha vai instalar lâmpadas de Led na orla
> Vila Velha lança projeto de atenção emocional do professor
> Prefeitura retira 30 toneladas de lixo dos canais de Vila Velha
TAGS: AUXÍLIO | SOLIDARIEDADE | ALIMENTO | SAÚDE | EMPREGOS | CIDADE | PANDEMIA