CIDADE

Vila Velha vai ganhar Área de Proteção Ambiental.

Durante o encontro foi debatida a criação de uma nova área de proteção ambiental.

Em 06/06/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A criação desta data teve como objetivo principal a conscientização da população sobre os temas ambientais. Como parte da programação da Semana do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável/Meio Ambiente (SEMDESU), apresentou na manhã desta segunda (05), no gabinete do prefeito Max Filho, um histórico da situação das Unidades de Conservação do município de Vila Velha. Durante o encontro foi debatida a criação de uma nova área de proteção ambiental em Vila Velha.

Atualmente, o município conta com o Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira, localizado no bairro da Glória, com 160 hectares, Parque Natural Municipal de Jacarenema, na Barra do Jucu, com 346,27 hectares, Monumento Natural Morro do Penedo, localizado na foz do rio Aribiri com a Baía de Vitória, com 18,78 hectares e Área de Proteção Ambiental da Lagoa Grande, em Ponta da Fruta, com 2.725,20 hectares.

Durante a reunião foi debatida a criação da Área de Proteção Ambiental (APA), abrangendo o Morro do Moreno, Morro Ucharia, Morro do Convento da Penha, Morro Inhoá e Morro do Jaburuna.  O município, através da Subsecretaria do Meio Ambiente, em parceria com entidades ambientais e sociedade civil organizada, vai realizar um estudo de diagnóstico para a criação da APA. 

A criação de unidade ambiental de conservação da natureza deve ser entendida como uma estratégia de conservação da biodiversidade de longo prazo em que se aplicam garantias para efetiva proteção dos ecossistemas, das espécies, dos seus habitats, dos seus meios e subsistência e de reprodução, com a proteção dos recursos naturais necessários à reprodução da fauna e flora local.