CULTURA
Vila Velha/ES: Antigo bonde está em reforma na Casa da Memória
O Bonde 42 será reaberto para visitação a partir do próximo dia 29 de abril, na Casa da Memória.
Em 17/04/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Ícone da história capixaba, o Bonde 42 está passando por uma restauração e será reaberto para visitação no próximo dia 29 de abril, a partir das 19 horas, na Casa da Memória, localizada na Prainha.
História - No dia 12 de abril de 1912, dois bondes elétricos foram inaugurados em Vila Velha e, cinco meses depois, a empresa Viação Elétrica comprou mais dois conjuntos e uma gôndola. Os bondes circulavam por dez quilômetros de trilhos por toda a cidade. Um saía do Centro, outro de Paul, e o cruzamento dos dois acontecia na Estação de Aribiri.
O Bonde tinha 12 metros de comprimento e atingia velocidade de 30 quilômetros por hora. Comportava aproximadamente 50 pessoas sentadas, 36 em pé na lateral e cerca de 20 pessoas em pé no meio do carro.
A inauguração do novo meio de transporte marcou uma era em que Vila Velha começou a crescer com a energia elétrica, entre 1910 e 1912.
Restauração - A restauração do Bonde 42 é realizada pela Prefeitura de Vila Velha, Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha (HGVV), Grupo Sereng Engenharia e Vale.
Fonte:PMVV