EDUCAÇÃO

Vila Velha/ES apresenta marco curricular das escolas municipais para diretores.

O documento expressa uma política de currículo para as escolas.

Em 14/12/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Vila Velha apresentará aos diretores escolares, na noite desta terça-feira (13), às 19 horas, no Centro de Complementação e Capacitação do Ensino Fundamental (Titanic) o marco curricular das escolas da rede municipal de ensino. O documento expressa uma política de currículo para as escolas, como seus pontos de partida e de chegada, respeitando as especificidades de cada unidade escolar.
 
O secretário de Educação, José Roberto Martins Aguiar, explica que a cidade era uma das poucas que não possuía uma proposta pedagógica e curricular. E que a gestão do prefeito Rodney Miranda foi democrática e permitiu a discussão do marco curricular.
 
“O documento é um instrumento que norteará as práticas pedagógicas dos professores na escolha e abordagem dos conteúdos nas disciplinas em cada um dos segmentos. Esse é o maior e mais democrático processo de construção coletivo vivenciado na Educação de Vila Velha”, disse.
 
O secretário acrescenta ainda que um bom currículo é fundamental para garantir a qualidade de um sistema educacional. “Ao lado de professores qualificados e de gestores líderes, um currículo bem definido é um dos fatores comuns a todos os sistemas que apresentam os melhores desempenhos em todas as avaliações de qualidade”, avalia.
 
Cotidiano Escolar - Uma das coordenadoras do processo, Mônica Cristina Médice da Costa, explica que o documento é uma aposta no trabalho que é desenvolvido pelos praticantes dos cotidianos das escolas. “Nesse sentido, o que muda para os alunos e corpo pedagógico é que eles não serão vistos mais como depositários e transmissores de informações, mas sim serão assumidos como produtores ativos de conhecimentos”, conta.
 
Na prática, a produção pedagógica das unidades escolares será respeitada pela gestão administrativa da Educação. Médice explica ainda que o marco documental curricular de Vila Velha não é um ponto final da discussão do currículo no município, mas um movimento que está apenas começando e que precisa ser ampliado considerando os desafios colocados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Ministério da Educação.

Secom PMVV