CIDADE

Vila Velha/ES intensifica a fiscalização nos supermercados e peixarias.

O objetivo é garantir produto de qualidade durante a Semana Santa, quando aumentam as vendas.?

Em 17/03/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Os supermercados e peixarias de Vila Velha vão receber, a partir desta quinta-feira (17), com maior frequência, a equipe de fiscalização  da Vigilância Sanitária. O setor está trabalhando com maior intensidade nos comércios devido à proximidade da Semana Santa, data em que aumenta o consumo de peixes e mariscos.

Durante a visita, a Vigilância Sanitária observa condições do pescado, formas de armazenamento e a apresentação ao público. Dependendo da inadequação observada o estabelecimento poderá ser advertido, ter produtos apreendidos e receber multa.
  
Palestra - Nesta quarta-feira (16), foi realizado um curso de “Boas práticas de manipulação e armazenamentos e mariscos e pescados”. Comerciantes foram convidados para participar da palestra.
“Nossa intenção é fornecer informação. A maneira correta de manusear e acondicionar esses alimentos, para que cheguem até o consumidor final, em boas condições de consumo”, disse a coordenadora da Vigilância Sanitária, Diane Moreira.
 
Características de um peixe saudável (próprio para o consumo):

Odor – Quando fresco, o peixe cheira a maresia.
Corpo – Deve ser firme e brilhante. Quando está passando do ponto, a carne fica flácida.
Olhos – Devem ser salientes, apresentar córnea transparente e pupila negra e brilhante.
Pele – Deve estar brilhante, com as escamas bem aderidas ao corpo, e apresentar cor viva, homogênea e com alguns reflexos.
Membrana – Pele interior que cobre a barriga do peixe, deve aderir completamente à carne. Se estiver separada, o peixe não está próprio para consumo.
Escamas – Devem estar presas ao corpo.
Guelras – Deve ter cor rosada (quase vermelha) e não apresentar manchas.
Bacalhau – Deve apresentar cor uniforme e sem manchas.

Fonte:PMVV