CIDADE
Vila Velha/ES oferece beneficios a portadores de deficiência.
São atividades gratuitas que viabilizam o bem-estar das pessoas com deficiência.
Em 05/10/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Promover a inclusão social e incentivar o exercício da cidadania. Esse é o empenho que a Prefeitura de Vila Velha tem feito para as pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Por meio do Setor das Pessoas com Deficiência, a Secretaria de Assistência Social oferece espaços que propiciam o direito à convivência, lazer, cultura e atividades que contemplem as habilidades adaptativas, a autonomia e potencialidades de cada participante.
Confira abaixo os serviços oferecidos
Setor de Pessoas com Deficiência - Pioneira no Estado, o setor de Pessoas com Deficiência de Vila Velha, foi criada em agosto de 2010, para planejar, coordenar e executar atividades que envolvem pessoas com deficiência. Além de trabalhar para proporcionar oportunidades de participação na vida econômica e social das 46 mil pessoas com deficiências do município, por meio de oficinas, seminários e capacitações.
O setor oferece serviços como atendimento social, visitas domiciliares, cadastro único e encaminhamentos a empregos. Atende às empresas interessadas em contratar pessoas com deficiência, planeja, coordena e executa atividades de órgãos ligados à pessoa com deficiência. Com o objetivo de mediar à demanda e oferta de serviços sociais, além de proporcionar à pessoa com deficiência oportunidades de participação na vida econômica e social do Município, promove oficinas, seminários e capacitações.
Endereço: Avenida Jerônimo Monteiro, nº. 790, Glória, Vila Velha - ES. CEP: 29.122 - 720
Telefone: Tel.: (27) 3311-8287/ 3389-9981
Horário de Funcionamento: das 08h às 18 horas
Proace - O Projeto de Acesso à Capacitação Especial (PROACE) oferece capacitação profissional, gratuitamente, no setor de Pessoas com Deficiência. Para os interessados, o curso abre novas vagas para pessoas com deficiência física, intelectual, auditiva, visual ou múltiplas deficiências. Para se inscrever, basta ter entre 16 e 55 anos e ligar para o número 3311-8287.
O PROACE possui quatro módulos de cinco horas, onde são abordados temas de normas empresariais, marketing, ética, postura pessoal, higiene, roupas apropriadas, maquiagem, relacionamento interpessoal, entre outros. Após conclusão de curso, os alunos recebem um certificado, são encaminhados para empresas e monitorados pelo Setor de Pessoas com Deficiência, da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Vila Velha.
Praia Legal - Com o compromisso em construir uma cidade para todos, com políticas e intervenções que garantam os direitos e acessibilidade aos moradores, foi lançado em dezembro de 2011 o projeto Praia Legal. O objetivo do projeto é fazer a inclusão social das pessoas com mobilidade reduzida, por meio da acessibilidade às praias. Vila Velha é o primeiro Município do Estado a proporcionar o banho de mar, atividades de lazer e prática esportiva assistida.
O projeto está situado no trecho da Praia da Costa conhecido como Curva da Sereia (próximo ao Clube Libanês), em razão da tipologia da área, caracterizada por uma formação rochosa que mantém o mar calmo e com poucas ondas, bem como pela extensão da faixa de areia que propicia atividades esportivas e de lazer.
Coral Legal - O Coral Legal - A Vida Canta, é formado por participantes deficientes que encontraram na música o resgate da autoestima e a descoberta de novas habilidades.
O projeto, da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Vila Velha (Semas), é pioneiro no Espírito Santo e tem o objetivo de levar alegria e diversão para o público com deficiência, por meio do incentivo às atividades musicais com orientação profissional.
O grupo se reúne desde setembro de 2013 e, além da própria equipe de regentes, conta com parceria de alunos de Música da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para auxílio nos ensaios semanais.
Fonte:PMVV