CIDADE

Viradão Vitória 2019 tem inscrições abertas para propostas artísticas

Viradão Vitória vai levar uma vasta programação cultural para o Centro Histórico.

Em 24/05/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Leonardo Silveira - Secom/PMV

Um dia inteiro de manifestações culturais que ocupam ruas e espaços culturais do Centro Histórico. Assim é o Viradão Vitória, que em 2019 chega à 4ª edição, nos dias 28 e 29 de setembro.

A Secretaria Municipal de Cultura (Semc) lançou o edital de seleção de proposta de atividade artística e cultural para composição da programação do Viradão Vitória.

O objetivo é selecionar e premiar as atividades que irão compor a programação, além de tornar mais transparente e democratizar a participação dos artistas locais no evento.

Inscrições

As inscrições acontecem até 5 de julho e serão feitas on-line, pela plataforma Prosas, até as 18 horas desse dia. Os recursos para cada edital são oriundos do FunCultura. Somente poderão receber os recursos os proponentes domiciliados no município de Vitória.

Podem participar pessoas físicas (indivíduos maiores de 18 anos ou representantes de grupos ou coletivos que atuem como artistas e/ou produtores culturais) ou pessoas jurídicas (empresas ou instituições que comprovem atuação na área artística e/ou cultural).

Outras informações podem ser obtidas no telefone (27) 3132-2068/ 3132-2080 ou na Secretaria Municipal de Cultura, localizada na avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927, Bento Ferreira.

Categorias

Em 2019, o edital contempla 49 propostas de atividades artísticas, nas 21 categorias abaixo:

a) Categoria 1 – Circo;
b) Categoria 2 – Dança;
c) Categoria 3 – Dança tradicional de matriz africana;
d) Categoria 4 – Dança de Salão;
e) Categoria 5 – Mapeamento de Vídeo (Vídeo Mapping);
f) Categoria 6 – Performance;
g) Categoria 7 – Pintura Artística;
h) Categoria 8 – Poesia;
i) Categoria 9 – Sarau Poético;
j) Categoria 10 – Teatro de Rua;
k) Categoria 11 – Teatro Infantil;
l) Categoria 12 – DJ
m) Categoria 13 – DJ/MC (Rap);
n) Categoria 14 – Banda, conjunto ou grupo de música Infantil;
o) Categoria 15 – Banda, conjunto ou grupo de música Pop, Pop-rock, Reggae, Samba-rock e/ou MPB;
p) Categoria 16 – Banda, conjunto ou grupo de Samba de Roda;
q) Categoria 17 – Banda, conjunto ou grupo de Chorinho;
r) Categoria 18 – Banda, conjunto ou grupo de Hardcore;
s) Categoria 19 – Banda, conjunto ou grupo de Forró Pé-de-Serra;
t) Categoria 20 - Banda, conjunto ou grupo de novos talentos musicais;
u) Categoria 21 – Duo ou Trio de música Jazz e/ou Blues

Virada Cultural

Com a proposta de democratizar a cultura, a Semc realiza o Viradão Vitória, evento que leva uma série de atrações artísticas para potencializar o corredor cultural do Centro Histórico.

Em três edições, o público pôde conferir uma série de atrações nas áreas do teatro, da dança, da música, do cinema, entre outras linguagens, que tomaram conta das ruas e edificações da capital. Em 2018, o público estimado foi de 40 mil pessoas.

LEIA TAMBÉM:

Odomodê de Vitória oferece oficina de teatro para mulheres

O Núcleo Afro Odomodê vai oferecer uma oficina gratuita de teatro para mulheres de 15 a 29 anos de idade. As aulas vão começar na próxima segunda-feira (27) na sede do espaço, no Bairro do Quadro.

Ao todo, serão ofertadas 15 vagas, e as inscrições poderão ser feitas no próprio Odomodê. As oportunidades serão preenchidas por ordem de chegada. As aulas vão acontecer durante oito encontros, sempre às segundas-feiras, das 14 às 16 horas.

O coordenador e administrador do Odomodê, Jackson Ferreira, explicou que o objetivo da oficina é promover um (re)encontro com o próprio corpo e a expressividade, por meio de jogos teatrais e exercício de expressão corporal.

"Trata-se da realização de oficinas teatrais como investimento na criação de um espaço estético, formativo, político no campo de diálogo entre psicologia e teatro, no enfrentamento a processos de violência", destacou.

Parceria

A oficina é desenvolvida em parceria entre o Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), por meio da professora Janaína Mariano César, e a Coordenação de Políticas Públicas dos Direitos das Juventudes da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid).