LAZER
Vital 2024 movimentou R$ 50 milhões e atraiu 45 mil pessoas
O Vital 2025 já tem data marcada para acontecer e será realizado nos dias 15 e 16 de agosto.
Em 21/08/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Dados fornecidos pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Espírito Santo (ABIH-ES) mostram que a rede hoteleira de Vitória registrou uma taxa de ocupação de 79,25% durante o período de 15 a 17 de agosto de 2024.
Siga o Portal @CORREIOCAPIXABA no Instagram
O maior carnaval fora de época do Sudeste, o Vital, já tem data marcada para 2025: acontecerá nos dias 15 e 16 de agosto. A edição deste ano, realizada nos dias 16 e 17 de agosto de 2024, movimentou R$ 50 milhões e atraiu um público de 45 mil pessoas. Realizado no Sambão do Povo e contando com o apoio da Prefeitura de Vitória, o evento foi elogiado pela excelente organização e pela participação de grandes artistas nacionais, como Bell Marques, Léo Santana, Xanddy Harmonia, Durval Lelys e muitos outros.
>> Festa dos 224 anos de fundação de Linhares terá 30 atrações
Rede hoteleira
A rede hoteleira de Vitória registrou uma taxa de ocupação de 79,25% durante o período de 15 a 17 de agosto de 2024, impulsionada pelo sucesso do Vital. Esses dados, fornecidos pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Espírito Santo (ABIH-ES), representam um aumento significativo em comparação à média geral de ocupação do mês, que foi de 67,59%.
O crescimento na ocupação hoteleira durante o evento destaca a importância do Vital para o turismo local. O impacto econômico foi evidente, refletindo-se na alta demanda por hospedagem em toda a cidade. Esse resultado positivo é fruto de um trabalho conjunto entre o poder público, a iniciativa privada e setores ligados ao turismo, fortalecendo a imagem de Vitória como um destino atrativo e acessível.
Segurança
A Guarda Civil Municipal de Vitória destinou a maior parte do seu efetivo para a região. No interior do evento, a segurança era de responsabilidade da empresa realizadora do Vital 2024. No entanto, para atender ao redor e aos inúmeros foliões, a instituição montou um planejamento com reforço de efetivo em pontos estratégicos de atuação, com orientação da Gerência de Inteligência, garantindo tranquilidade aos foliões e colaboradores nos dois dias de festa.
Além disso, foi realizado o apoio a condutores que passaram nas adjacências devido ao grande fluxo de veículos e aos bloqueios de vias. A atuação contou também com a vigilância de 51 câmeras de monitoramento da região e a presença de uma base móvel na entrada do Sambão do Povo.
Trânsito
A Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) informou que dez auditores de serviços urbanos realizaram a interdição no local. Também organizaram filas para atendimento ao público e orientaram motoristas a respeito do trânsito local e das áreas interditadas.
Foi disponibilizado, também, um ponto de embarque de táxi na avenida Dário Lourenço, com 200 veículos que realizaram, em média, cinco viagens durante o evento. Além disso, houve fiscalização no cais do hidroavião durante todo o período do evento, noite e madrugada.
Meio Ambiente
A fiscalização do disque silêncio acompanhou a festa toda e as medidas indicadas pela Semmam foram um sucesso. Tanto que nos dois dias de folia não houve qualquer denúncia de ruído junto ao serviço 156. A fiscalização ambiental também atuou em parceria com o controle urbano e as demais secretarias envolvidas.
Fiscalização
Durante os dois dias de Vital, a equipe de fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec) organizou 45 barracas, utilizadas pela comunidade em espaços definidos em acordo com os organizadores do evento. Esses ambulantes foram credenciados pelas lideranças comunitárias e suas barracas ficaram localizadas fora da área do evento.
Os demais ambulantes foram organizados após o espaço destinado aos credenciados. A equipe de fiscalização se posicionou em todos os acessos ao evento, buscando preservar essa organização e impedindo a entrada de ambulantes não autorizados.
Banco de alimentos
Além da folia e diversão, o Vital também teve um impacto social significativo. Durante o evento, foram arrecadados 3.851,78 kg de alimentos para o Banco de Alimentos.
Com o sucesso do Vital 2024, o evento se consolidou como uma das principais atrações do Espírito Santo. Marque na sua agenda: o próximo Vital acontecerá nos dias 15 e 16 de agosto de 2025.
Leia também:
> Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
> Festa dos 224 anos de fundação de Linhares terá 30 atrações
> Música popular: domingo (11) é dia de samba no bairro Itararé
> Formemus apresenta shows nacionais inéditos no Estado
> Kombinação levará rock, hip-hop e batalhas de rap à Vitória
> Cineclube itinerante exibe "Farofeiros 2" em Santa Paula II
> "Kombinação" levará rock, hip-hop e rap para comunidades
> Rolê de férias com skate, rap e dança em Terra Vermelha
> Esquina da Cultura começa nesta sexta (19) em Guarapari
> Manfredo e Larissa Veloso são atrações do Luau da Vila
TAGS: FESTA | VITÓRIA | ATRAÇÕES | VITAL | PROGRAMAÇÃO