CIDADANIA
Vítimas de abusos dentro de ônibus fazem grupo de combate no ES.
Encontro aconteceu na Pedra da Cebola, em Vitória, neste domingo (21).
Em 22/06/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
As integrantes do grupo "Transcol Rosa", criado nas redes sociais para alertar mulheres e homens sobre os abusos que acontecem dentro dos coletivos, se reuniu pela primeira vez no Espírito Santo, neste domingo (21).
O encontro aconteceu na Pedra da Cebola, em Vitória. O grupo tem movimentado as redes sociais e são centenas de mulheres que já sofreram algum abuso dentro dos coletivos da Grande Vitória.
Uma das integrantes do grupo, Luciene Mota, contou que participa porque já sofreu abuso no coletivo. "Porque assim como muitas das mulheres que estão indo ou apoiando a causa eu já sofri um abuso dentro do ônibus. E o que mais me amedrontou é que ano que vem a minha filha que tem apenas 12 anos vai usar o sistema Transcol. E aí?", disse.
Dentro do ônibus, é fácil encontrar mulheres que passaram pela mesma situação. Para a estudante, Dilma Rodrigues, é humilhante. "Chega ser humilhante pra pessoa, por mais que a gente fale com a pessoa, ela não se toca", afirmou.
Durante o encontro, um piquenique foi realizado para que as integrantes pudessem se conhecer e compartilhar histórias. Entre estas, está Rayane Gomes, que acredita que é preciso mudar. "Temos que mostrar mais, expor mais, porque elas passam por isso, mas muitas tem vergonha de falar", disse.
Denúncia
A mulher que for assediada dentro do ônibus pode chamar a polícia pelo telefone 190. Se o autor do fato estiver ainda no local, ele pode ser conduzido à delegacia e atuado em flagrante. Se não houver o flagrante, a mulher pode ainda assim comparecer a uma delegacia e fazer um boletim de ocorrência.
A polícia orienta que o boletim seja feito o mais rápido possível para que a polícia possa ter contato com as imagens das câmeras do ônibus. As penas variam de acordo com o ato que foi praticado.
A Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb) também tem um telefone para denunciar qualquer problema dentro do ônibus: 0800 039 1517.
Fonte: G1