OPORTUNIDADES

Vitória abre inscrições para curso de Meliponicultura

A Semmam está com as inscrições abertas para o curso de Meliponicultura para Iniciantes

Em 23/07/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Rorozoa no Freepik

O curso será ministrado neste sábado (27), das 8h às 12h, no Parque Municipal Barão de Monjardim, local onde ocorre o projeto Ilha do Mel.


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows

Oportunidade para se aperfeiçoar em uma nova área de atuação. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) está com inscrições abertas para o curso Meliponicultura da Iniciantes, formação básica de manejo e criação de abelhas sem-ferrão, dentro do Projeto Ilha do Mel. Com a capacitação, o morador terá vivências práticas, poderá potencializar o papel das espécies nativas encontradas na capital e, ainda, promover a preservação da biodiversidade da Mata Atlântica.

>> Cursos de culinária estão com inscrições abertas em Cachoeiro

O curso será ministrado neste sábado (27), das 8h às 12h, no Parque Municipal Barão de Monjardim, local onde ocorre o projeto Ilha do Mel. Os interessados já podem se inscrever, enviando nome completo, endereço, telefone de contato para o e-mail formacaomeliponicultura@gmail.com. Estão disponível até 30 vagas e a formação será ministrada pela pela Associação de Meliponicultura do Espírito Santo (Ame-ES), parceira do município nesta iniciativa.

A parceria, de acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger, visa a capacitação da população em geral no manejo das abelhas sem-ferrão para a produção do mel e de outros subprodutos, muito valorizados no mercado, principalmente na gastronomia, oferecendo para muitas famílias oportunidades de geração de renda que certamente ajudarão no orçamento familiar.

"No segmento apícola brasileiro, em especial a meliponicultura, é capaz de gerar produtos e riquezas, além de promover o aumento da atividade apícola, ao mesmo passo que mantém a biodiversidade nacional. Isso ocorre devido à capacidade que as abelhas nativas têm de polinização, que permite o aumento da disponibilidade de frutos e sementes e a manutenção de ecossistemas", ressaltou o secretário.

Ainda segundo o secretário, a meliponicultura apresenta importância econômica, ambiental e social dentro de diversos nichos e regiões onde ocorrem as abelhas, pois não necessitam de cuidados intensivos e nem investimento elevado na construção de um meliponário.

"A atividade, inclusive, pode ser desenvolvida por meliponicultores de todas as idades, como crianças e idosos", enfatizou.

Projeto Ilha do Mel

O projeto Ilha do Mel faz parte de uma parceria entre a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), e a Associação de Meliponicultores do Estado do Espírito Santo (AME-ES), fundada em 2016 e busca ser um instrumento de proteção das abelhas nativas, de formação dos meliponicultores e de apoio aos movimentos socioambientais.

Área destinada à Meliponicultura

A área do Parque Barão de Monjardim, a ser utilizada pela Ame-ES em conjunto com a Gerência de Educação Ambiental, se tornará um espaço destinado às atividades de conscientização e de educação ambiental, junto à comunidade local e para escolas, e buscará fomentar a preservação da biodiversidade, o papel crucial das abelhas nativas na natureza, as vivências práticas sobre o manejo e criação de abelhas nativas.

O que é meliponicultura

Meliponicultura é a criação racional de abelhas sem-ferrão, diferentemente da apicultura, que se refere à criação de abelhas da espécie Apis mellifera (abelha-europeia, abelha africanizada). Na meliponicultura, as colméias podem ser organizadas em meliponários, locais com condições adequadas de temperatura, orientação solar, umidade, oferta de alimento (flores e resinas).

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram 
Cursos de culinária estão com inscrições abertas em Cachoeiro
Linhares abrirá mais de 100 vagas em cursos de qualificação
Serra oferece cursos para empreender no ramo do alimentos
Inscrições abertas para oficinas de gastronomia em Vitória
Cariacica oferece curso gratuito de ferrageamento de cavalos
Setur oferta cursos do Programa de Qualificação para Turismo
Curso de bartender com inscrições abertas até sexta (3)
Cachoeiro abre inscrições para curso de Artesanato de Biojoias
Oficinas de artesanato e técnico de som em Vila Velha
Anchieta abre inscrições de contratação de curso de audiovisual

TAGS:
VITÓRIA | INSCRIÇÕES | CURSO | ABERTAS | MELIPONICULTURA