LAZER
Vitória abre os festejos de Carnaval no País com desfiles das escolas de samba
O Carnaval de Vitória é realizado uma semana antes do oficial.
Em 29/01/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A avenida Dário Lourenço de Souza, em Mário Cypreste, já está preparada para abrir os festejos de Carnaval do País. Nesta sexta-feira (29) e neste sábado (30), ela se transforma na passarela do samba para os desfiles das agremiações dos grupos A e Especial do Carnaval de Vitória 2016.
A expectativa é de que passem pelo Sambão do Povo, nos dois dias de evento, cerca de 60 mil pessoas, entre turistas, componentes das escolas e foliões das arquibancadas e camarotes. Além disso, a cadeia produtiva da folia na capital deve gerar uma receita igual ou superior ao alcançado no ano passado, que foi de R$ 13 milhões.
Cerca de 3 mil trabalhadores temporários nos barracões e áreas afins estão envolvidos diretamente na produção dos desfiles das escolas e, dessa forma, ajudam a preparar o espetáculo, que é grandioso e surpreendente para o público.
O secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling, destaca que o Carnaval de Vitória evoluiu e, atualmente, tem alcance nacional. "O Carnaval de Vitória vem se profissionalizando a cada ano e, este ano, demos um grande passo para a sustentabilidade financeira da maior festa popular do Estado".
"A mobilização dos moradores é grande. São milhares de pessoas que se esforçam para que seja um belo espetáculo, o que fomenta o trabalho, a geração de emprego e renda, além do turismo na capital", complementou o secretário.
Desfile
O Carnaval de Vitória é realizado uma semana antes do oficial: na sexta-feira (29), com os desfiles das escolas do Grupo A, e no sábado (30), com as apresentações das agremiações do Grupo Especial.
Pela ordem, desfilam pelo Grupo A, a partir das 21 horas, Chegou o Que Faltava, Imperatriz do Forte, Independentes de São Torquato, Chega Mais, Andaraí, Tradição Serrana, Novo Império e Rosas de Ouro.
Já pelo Grupo Especial, vão desfilar, a partir das 21 horas, Unidos de Barreiros, Unidos de Jucutuquara, Pega no Samba, Mocidade Unida da Glória (MUG), Unidos da Piedade e Independentes de Boa Vista.
Enredos
Grupo A
NOVO IMPÉRIO
Enredo: "Sou Batu, sou Kimbondo, sou Angola, sou Espírito Santo. Sou Quilombola!"
SÃO TORQUATO
Enredo: "Folclore Brasileiro"
TRADIÇÃO SERRANA
Enredo: "Congo"
ANDARAÍ
Enredo: "Era uma vez..."
CHEGA MAIS
Enredo: "Anjo Negro, Lindo Anjo"
IMPERATRIZ DO FORTE
Enredo: "África do berço da humanidade ao santuário milenar da sabedoria"
CHEGOU O QUE FALTAVA
Enredo: "Caboclo Bernardo, heroi do povo para o povo"
ROSAS DE OURO
Enredo: “Nos passos da história… a Rosas de Ouro canta e encanta a Insurreição do Queimado”
Grupo Especial
MOCIDADE UNIDA DA GLÓRIA (MUG)
Enredo: "Papo de Botequim"
UNIDOS DE JUCUTUQUARA
Enredo: "Vitória"
INDEPENDENTE DE BOA VISTA
Enredo: "Festas e Folguedos: crenças, ritmos e sabores seculares do Espírito Santo"
UNIDOS DA PIEDADE
Enredo: "Vamos ao Mercado?"
PEGA NO SAMBA
Enredo: "Pega canta o centenário de um beija-flor. Augusto Ruschi, orgulho capixaba, tesouro nacional"
UNIDOS DE BARREIROS
Enredo: "Um sonho, de um sonho do Poeta. É Martinho lá da Vila"
Fonte:PMV