SAÚDE
Vitória abre salas de hidratação para pacientes com dengue
Prefeitura de Vitória abre duas salas de hidratação para pacientes com suspeita de dengue
Em 18/12/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Por ser uma enfermidade com tratamento de acordo com os sintomas apresentados, é importante identificar os sinais de alarme de forma precoce e administrar os cuidados necessários para impedir o agravamento da doença.
Com o aumento da incidência de casos de dengue, beber muito líquido é uma das principais recomendações para evitar a piora do quadro clínico. Nesse sentido, a Prefeitura de Vitória implantou duas salas de hidratação oral para casos suspeitos da doença, com 30 poltronas, sendo 20 no Pronto Atendimento de São Pedro e 10 na Unidade de Saúde da Praia do Suá.
Por ser uma enfermidade com tratamento de acordo com os sintomas apresentados, é importante identificar os sinais de alarme de forma precoce e administrar os cuidados necessários para impedir o agravamento da doença.
Os serviços vão atender os pacientes que procurarem atendimento nos prontos atendimentos com suspeita de Dengue e os encaminhados pelas Unidades de Saúde quando for preciso a hidratação venosa e outras condutas, conforme o caso.
As Salas vão funcionar todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h. Além dessas duas salas de hidratação exclusivas para a dengue, todas as 29 Unidades de Saúde da rede municipal estão preparadas para atender a população com consultas para a classificação da gravidade e contam com cadeiras de hidratação para o manejo inicial.
"Essa é mais uma iniciativa importante para o combate à dengue, pois a doença pode causar sintomas graves de desidratação, especialmente em estágios mais avançados. Ao oferecer uma alternativa rápida e eficaz de hidratação, a sala de hidratação oral pode ajudar a reduzir o número de internações e complicações decorrentes da doença", explica a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.
Sintomas
Os principais sintomas da dengue clássica são febre alta (acima de 38°C), dor no corpo, nas articulações, atrás dos olhos e de cabeça, mal-estar, falta de apetite e manchas vermelhas no corpo.
Os sinais de alarme mais importantes e que exigem atenção redobrada são queda importante na pressão, alteração no nível de consciência (como a sonolência), hipotermia (queda significativa da temperatura do corpo), dor abdominal intensa, vômitos e sangramento em qualquer parte do corpo.
A Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) orienta que as pessoas com febre, dores no corpo, dor de cabeça, especialmente atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele procurem a Unidade de Saúde mais perto de sua residência.
Ações
Entre as principais ações de rotina realizadas em Vitória, estão vistorias e controle de larvas nos charcos, áreas alagadas, vistoria e controle de larvas em bueiros e pequenos criadouros, telagem das caixas d'água, controle de larvas em obras e carro fumacê e realização de mutirões de limpeza e combate à degue.
Vitória também realiza visitas domiciliares e ações educativas em escolas, praças, feiras e diversos espaços públicos para orientar e alertar as pessoas sobre o combate ao Aedes aegypti.
Desde março de 2023, Vitória utiliza drones para mapear imóveis onde há dificuldade do ingresso dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) ou para identificar os possíveis focos do mosquito em locais de difícil acesso para os profissionais. (Secom/PMV)
Leia também:
> A cada 100 pessoas que têm tétano, cerca de 30 morrem
> OperaES ultrapassa meta para cirurgias e projeta avanços
> Médicos tocam músicas para pacientes internados na UTI
> Vila Velha tem sala de vacinação para portadores de HIV
> Saúde confirma 1º óbito por Oropouche no Espírito Santo
> US de Jaburuna terá atendimento para população no sábado
> Vitória disponibiliza vagas para vacinação com agendamento
> Gestantes passam a ter vacina Covid-19 no Calendário Nacional
ACESSE:
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET