POLÍTICA CAPIXABA
Vitória ainda não alcança mínimo de eleitores para 2º turno, diz TRE.
Apenas 77,1 mil pessoas compareceram aos cartórios para fazer cadastro.
Em 05/02/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Faltam 36 dias para o encerramento do prazo do cadastramento biométrico para os eleitores de Vitória, e, até esta sexta-feira (5), 77,1 mil pessoas compareceram aos cartórios para fazer o procedimento obrigatório, ou seja, 30% do eleitorado.
A capital tem, atualmente, cerca de 257 mil eleitores. Aqueles que não cadastrarem as digitais terão o título de eleitor cancelado, e não poderão votar em 2 de outubro.
Com isso, Vitória está ameaçada de ter apenas um único turno no pleito, pois uma segunda rodada eleitoral só acontece em cidades com mais de 200 mil eleitores. Para atingir esta marca é preciso que 122,9 mil eleitores façam o cadastramento até 31 de março.
Nos 116 dias úteis contados desde que começou o processo, e até hoje, a média registrada pela Justiça Eleitoral foi de 963 atendimentos por dia. Para alcançar os 200 mil eleitores e garantir o 2º turno, o ritmo terá que acelerar, passando para 3.413 pessoas cadastradas por dia até o final de março.
O tema já é motivo de preocupação entre os partidos que discutem candidaturas a prefeito. Eles, inclusive, já começam a se organizar em uma força-tarefa para convencer eleitores a atualizarem o título.
“Vamos conversar com os outros partidos para que estejamos unidos e a propaganda seja intensificada. Os candidatos a vereador também podem auxiliar nisso, pois são mais próximos aos eleitores nos bairros”, afirmou o deputado federal Lelo Coimbra (PMDB), presidente estadual da sigla e pré-candidato a prefeito.
Para ele, a estrutura dos três pontos de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) está bem montada; o problema é a falta de procura pela população. “Atribuo a dois fatores: o desestímulo das pessoas com a política e ao velho hábito de deixar tudo para a última hora”, disse.
Fabrício Gandini, presidente do PPS, que trabalha a reeleição de Luciano Rezende, defendeu a importância da biometria. “Vitória de fato precisa disso, pois nas últimas eleições as abstenções foram muito altas, e pode ser devido à falta de atualização do cadastro. Mas se não houver segundo turno, vamos disputar uma eleição completamente diferente de todas as anteriores”, falou.
O presidente estadual do PSDB, Jarbas Assis, segue confiante de que serão alcançados 200 mil eleitores. “Acredito que a procura vai aumentar nos próximos dias. Vitória tem um eleitor mais politizado. O segundo turno é importante para o prefeito ter o respaldo de mais da metade da cidade”, destacou.
Justiça Eleitoral
O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE–ES), que está realizando o cadastramento biométrico em Vitória, foi procurado por A GAZETA, mas preferiu não comentar a possibilidade de não haver segundo turno na Capital por não serem alcançados os 200 mil cadastramentos.
Em nota, o TRE informou que atualmente estão sendo realizados 4 mil atendimentos por dia. Cerca de 2.200 cadastramentos diários estão sendo feitos na Central da Biometria, onde há 62 guichês; 1.200 atendimentos no cartório de Jardim Camburi, com 37 guichês, e 600 no cartório da Praia do Suá, com 17 guichês.
Quando o serviço começou a ser realizado, em outubro, a estimativa da Corte era fazer 240 cadastros diários, subindo para 700 por dia entre novembro e dezembro, e 2 mil a partir de janeiro.
Na última semana, o presidente do TRE, desembargador Sérgio Gama, também evitou comentar o assunto. “Tenho convicção de que vamos atingir o índice e as eleições vão se processar normalmente. A biometria não vai atrapalhar”, ponderou.
O presidente do PMDB, Lelo Coimbra, afirmou que o partido tem considerado que no máximo 75% do eleitorado deve fazer a biometria. “Entre os 257 mil eleitores, há idosos, que não são mais obrigados a votar, e pessoas que mudaram de cidade”, argumenta.
Onde fazer o recadastramento?
Cada eleitor deve comparecer ao cartório de acordo com sua zona eleitoral, que consta no título de eleitor. Os locais e datas podem ser encontrados no site do Tribunal.
Vitória
Data: até 31 de março de 2016;
Locais e horários: Cartório 1ª ZE - Central de Cadastramento, avenida Nossa Senhora da Penha, 397, em Vitória;
Cartório 52ª ZE - Centro Empresarial da Praia, Praia do Suá e Central de Cadastramento, em Vitória;
Cartório 56ª ZE – avenida Norte-Sul, Jardim Camburi, em Vitória;
Das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira; e das 10h às 18h, no sábado (somente na Central e no Cartório de Jardim Camburi - 56ª Zona)
Marechal Floriano
Data: até 29 de janeiro de 2016;
Locais e horários: rua Victor Travaglia, 371, em Marechal Floriano (das 8h as 17h);
Cartório Eleitoral de Domingos Martins, rua João Batista Wernersbach, 113, em Domingos Martins (das 11h as 18h).
São Roque do Canaã
Data: até o dia 22 de março;
Locais e horários: rua Lourenço Roldi, 296, em Sao Roque do Canaa (das 7h30 as 16h30);
Cartório Eleitoral de Santa Teresa, avenida José Ruschi, 37. em Santa Teresa (das 11h as 18h);
Cartório Eleitoral de Colatina, avenida Vitória, 44, em Colatina (das 11h as 18h).
Laranja da Terra
Data: até 26 de fevereiro;
Locais e horários: avenida Luiz Obermuller Filho, 85, no interior do Fórum de Laranja da Terra (das 8h as 16h);
Cartório Eleitoral de Afonso Cláudio, rua Anália Vieira de Souza, 275, em Afonso Claudio (das 11h as 18h).
Marilândia
Data: até 19 de fevereiro;
Locais e horários: Posto Eleitoral, rua Espírito Santo, 79, em Marilândia;
Cartório Eleitoral de Colatina, avenida Vitória, 44, em Colatina;
Das 11h as 18h.
Águia Branca
Data: até 18 de março;
Locais e horários: Avenida João Quinqui, 444, em Águia Branca - ao lado dos correios);
Das 7h as 16h.
São Domingos do Norte
Até o dia 22 de março no Porto Eleitoral, rua João XXIII, 36 em São Domingos do Norte (das 8h as 11h30 e das 12h30 as 17h);
Até o dia 18 de março no Cartório águia Branca, avenida João Quiuqui, 444, em Águia Branca (das 7h as 16h).
Água Doce do Norte
Data: até o dia 5 de fevereiro;
Locais e horários: Posto Eleitoral, Rua Alacy Costa, s/n, em Água Doce do Norte (das 9h as 18h);
Cartório Eleitoral de Barra de São Francisco, Rua Deolindo Dazila, 3, em Barra de São Francisco (das 11h as 18h).
Vila Pavão
Data: até 12 de fevereiro;
Locais e horários: avenida Quinze de Novembro, s/n, Vila Pavão (7h as 11h e das 12h as 16h);
Cartório Eleitoral de Nova Venécia, rua Eurico Sales, 230, em Nova Venécia (das 11h as 18h).
Mimoso do Sul
Data: até 4 de março;
Locais e horários: Cartório Eleitoral, Praça Coronel Paiva Gonçalves, 28, em Mimoso do Sul;
Das 9h as 18h.
Vila Valério
Data: até 12 de março
Locais e horários: avenida Padre Francisco, s/n, em Vila Valério (até 12 de fevereiro, de segunda a quinta-feira, das 11h as 17h, e sexta-feira das 7h as 13h; de 15 de fevereiro até 12 de março, de segunda a sexta-feira, das 9h as 18h)
Cartório Eleitoral de São Gabriel da Palha, avenida Lions Club, 252, em São Gabriel da Palha (das 11h as 18h)
Ponto Belo
Data: até 22 de março
Horários e locais: Cartório Eleitoral de Mucurici, rua Sóstenes Ferreira da Silva, 88, em Mucurici (das 9h as 18h)
Fonte: G1-ES