TEMAS GERAIS

Vitória: Assistência Social lança projeto Território de Vivência

Projeto se apresenta como estratégia para fortalecimento da intervenção territorial do SUAS

Em 12/03/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Elizabeth Nader/PMV

Uma das principais estratégias do projeto é qualificar coordenadores e trabalhadores para o fortalecimento das famílias e intervenções nos territórios a partir das experiências de vida.

A tarde da última quinta-feira (10) teve muito aprendizado e desenvolvimento para os servidores da Secretaria de Assistência Social (Semas), com o lançamento do projeto "Território de Vivências", o projeto que visa qualificar as ações realizadas nos territórios.

O projeto se apresenta como uma estratégia para o fortalecimento da intervenção territorial do Sistema Único de Assistência Social (Suas) de Vitória. Com os conhecimentos adquiridos, os servidores estarão ainda mais qualificados para o reconhecimento das fragilidades e também, das potências de relações e movimentos existentes nos 12 territórios socioassistenciais.

Uma das principais estratégias do projeto é qualificar coordenadores e trabalhadores para o fortalecimento das famílias e intervenções nos territórios a partir das experiências de vida. Por esse motivo, o primeiro curso trará a metodologia do Teatro do Oprimido.

Inicialmente serão abertas seis turmas, com 30 pessoas cada, que realizarão 04 encontros. O curso será ofertado durante todo o ano com a meta de capacitar 700 servidores e 100 coordenadores locais de rede pública e não governamental.

A secretária de Assistência Social de Vitória, Cintya Schulz, explica que o Projeto "Território de Vivências" é uma iniciativa assertiva para a secretaria.

"A proximidade e discutir os territórios, assim como investir na formação dos profissionais é essencial para que os reflexos sejam sentidos pelos cidadãos, especialmente para os usuários dos nossos serviços", ressalta ela.

O servidor da Semas Aurino Moraes, que trabalha no Banco de Alimentos Herbert de Souza, participou do evento e reconheceu a importância de pensar no território enquanto espaço de desproteções a partir do diagnóstico territorial e de potencialidades.

"Essa é uma oportunidade que a secretaria está nos proporcionando a partir da integração das equipes. Além da parte teórica, está sendo também aplicada a parte prática, com a participação do público presente", explica Moraes.

Teatro do Oprimido

Esse é um método cênico-pedagógico que tem como o objetivo a conscientização social. A metodologia é mundialmente conhecida e se tornou referência em escolas de artes dramáticas.

"A ideia é que nossos servidores usem a técnica do teatro do oprimido no processo de trabalho. Uma vez que nosso intuito é nos aproximar de uma realidade que não é nossa, mas que temos que intervir", explica Roberta Viana, gerente de Gestão e Planejamento. (Secom/PMV)

Leia também:

Procon VV alerta sobre o aumento do valor de combustível
Avião da Força Aérea chega ao Brasil após resgate na Europa
Procon Vitória alerta para prefixo de ligações de telemarketing
Reunião GGIM: Serra segue com uma redução em homicídios
Pesquisa mostra Brasil como 5º país do mundo na pirataria
​Assistência Social vai realizar ações na Semana da Mulher
Cartórios registram aumento de 40% nos inventários em 2021
Vitória prepara programação especial para Mês da mulher
Prefeitura de Serra divulga a programação do Mês da Mulher
PMA da ONU eleva nivel de assistência alimentar na Ucrânia

TAGS: 
VITÓRIA | ASSISTÊNCIA SOCIAL | ESTRATÉGIA | SUAS | TERRITÓRIO DE VIVÊNCIA