CIDADE
Vitória celebra 471 anos com festa e "parabéns" no Parque
471 anos: Muita gente bonita, emoção e atrações de sobra no "parabéns" no Parque Moscoso.
Em 08/09/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
"Temos aqui diferentes grupos e classes sociais comemorando a nossa capital. Parabéns, Vitória!", disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
Nesta quinta-feira (8) tem aniversariante especial no Espírito Santo. Conhecida como "Ilha do Mel" ou "Cidade Presépio", Vitória chega aos seus respeitáveis 471 anos de existência. O dia foi repleto de atrações e oportunidades no centenário e saudoso Parque Moscoso.
"É um momento importante, de paz e celebração, de união da cidade, celebrando, juntos os 471 anos de Vitória. Temos aqui diferentes grupos e classes sociais comemorando a nossa capital. Parabéns, Vitória!", afirmou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
Maria Vitória da Rosa Gomes, 5 anos, moradora do Centro, declarou seu amor por Vitória:
"Eu desejo as coisas melhores e mais bonitas pra Vitória, que hoje está de parabéns. O meu lugar que eu mais gosto é aqui no Parque Moscoso, porque tem lugar pra brincar com meus amigos, tem as árvores e tem os bichinhos. Parabéns pra você, Vitória, te amo."
A festa foi no centenário e saudoso Parque Moscoso. Foto: Leonardo Silveira/PMV
Cássia Mayla, estudante e integrante do Corpo Musical Alvimar Silva, também desejou felicidades para Vitória:
"Tocar no aniversário de Vitória, pra mim, é ótimo, muito gratificante todo mundo poder ver o que a gente é capaz. É muito gratificante."
Exposição
A exposição "Vitória, nossa Cidade Educadora de muitas riquezas ambientais", montada no Parque Moscoso, apresentou a produção de atividades e projetos desenvolvidos nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) da rede de Vitória com temáticas socioambientais, como o manguezal.
Além disso, a exposição mostra o resultado das disciplinas eletivas de conteúdos sobre os ecossistemas da cidade de Vitória, como a nossa Mata Atlântica, do Parque da Fonte Grande, desenvolvidas nos Cmei e Emef de Tempo Integral. Apresenta ainda produções em arte, desenho e pintura, desenvolvidas no Programa de Enriquecimento Curricular, destinado aos estudantes da Educação Especial com altas habilidades e/ou superdotação, matriculados nas unidades de ensino.
Vitória chega aos seus respeitáveis 471 anos de existência. Foto: Leonardo Silveira/PMV
A produção das obras em arte foi realizada em diferentes técnicas e materiais, abordando as riquezas de Vitória, como: parques, ecossistemas, pontos turísticos, construções históricas, festas e movimentos da cultura local.
"Vitória, nossa Cidade Educadora de muitas riquezas ambientais" traz para o público os encantos e recantos da capital capixaba sob os aspectos ambiental, patrimonial e histórico-cultural, dentre outros. A Exposição é fruto de um trabalho da Comissão de Educação Ambiental (Cease) da Secretaria de Educação de Vitória (Seme), em conjunto com as unidades de ensino da rede, gerências e coordenações da Seme.
Assistência Social
Também houve apresentação dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria de Assistência Social (Semas).
Vitória com Você
O local sediou também a ação "Vitória com Você: O Fantástico Mundo do Consumidor Procon Vitória", que marca o aniversário do Código de Defesa do Consumidor. Houve orientações sobre os direitos do consumidor, pipoca, picolé, algodão-doce, shows, dança, jogos educativos e muito mais.
Além disso, a ação contou com atendimentos do Sine com cadastro e atualização cadastral para Menor Aprendiz, encaminhamentos ao mercado de trabalho e apoio para emitir Carteira de Trabalho Digital, atividades da rede de atendimento às mulheres para prevenção e enfrentamento à violência doméstica e apresentação da Turma do Frederico.
Banda de estudantes
Também teve apresentação da banda dos estudantes da Emef Alvimar Silva.
Sob a batuta do maestro Paulo Damasceno, a Corporação Musical Alvimar Silva (Comasi) abrilhantou as comemorações de aniversário da capital. Uma das bandas escolares mais premiadas da rede municipal de ensino, o grupo da Emef Alvimar Silva, situada em Santo Antônio, já conta 20 anos de história.
O projeto está inserido como uma opção extracurricular gratuito e é aberto à toda comunidade escolar, bem como adolescentes e jovens que são ex-estudantes da unidade de ensino. Além dos músicos, que se apresentaram no Parque Moscoso, a Comasi ainda tem corpo coreográfico e pavilhão nacional.
A diretora Flávia Souza lidera o grupo que trabalha com a banda, envolvendo ainda a professora Dayanne Bacelar, o professor Vagner de Souza, além do coreógrafo e regente mor Thiago da Rocha.
"Estamos trabalhando em conjunto para proporcionar aos jovens da nossa escola e comunidade um ambiente de disciplina e solidariedade que favoreça o inter-relacionamento pessoal e o convívio social, favorecendo noções de valores artísticos musicais. Nós preparamos jovens para se tornarem cidadãos respeitados, desenvolvendo o espírito de cidade e autoestima através da formação da banda musical", destacou a gestora.
Alef Bet
Depois, teve apresentação do coral Alef Bet - Presente para Vitória.Um coral de 120 vozes, reunindo crianças do Centro Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral (Cmei TI) Menino Jesus e do Cmei Ernestina Pessoa, encantaram o público que foi ao Parque Moscoso para cantar parabéns para a nossa capital.
Junto a músicos, o coral apresentou uma versão reduzida do espetáculo "Vamos todos cirandar: a história do homem que fez o Brasil cantar", em homenagem ao maestro e compositor Heitor Villa-Lobos. O "Presente para Vitória" abriu a programação de aniversário da cidade, na Escadaria São Diogo, no dia 1º de setembro.
A Associação Alef Bet atende prioritariamente crianças da rede pública de ensino. Por meio do "Projeto Música e Artes na Capital", as crianças dos grupos 5 e 6 do Centro Municipal de Educação Infantil Tempo Integral (Cmei TI) Menino Jesus e do Cmei Ernestina Pessoa, participam uma vez por semana de oficinas de vivências musicais, ofertadas no espaço da associação.
Parabéns
Depois foi a vez do Grupo Estripolia. Em seguida, um dos momentos mais esperados, o tradicional "parabéns para você", com direito a bolo para os munícipes.
Para fechar a programação especial no Parque Moscoso com chave de ouro, teve a Banda da Guarda Municipal, seguida da Turma do Frederico e da Banda 522.
Leia também:
> Linhares: Procon realizará mutirão de negociação de dívidas
> Minha Rua Melhor entrega iluminação de LED em Canaã
> Prefeito Sérgio Vidigal inaugura ginásio de Nova Carapina I
> Vila Velha é nota A no Indicador de Situação Previdenciária
> Cartão-postal, Ponte Florentino Avidos recebe nova iluminação
> Prefeitura divulga programação do aniversário de Ibiraçu
> Vila Velha: Feriado da Independência com festival de chorinho
> 3ª Festa da Cana e do Mel reúne 80 mil pessoas em Viana
> Agroturismo na Serra: conheça a região do circuito das águas
> Vitória 471 anos: programação nos CCEC para todas as idades
TAGS: VITÓRIA | ANIVERSÁRIO | PARQUE MOSCOSO | PARABÉNS | FESTA | CELEBRAÇÃO