CIDADE

Vitória conscientiza sobre o descarte irregular de resíduos

Equipe alertou que o descarte irregular de lixo pode gerar proliferação de insetos e animais.

Em 11/02/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Central de Serviços/PMV

Equipe percorreu imóveis da Grande Goiabeiras para conscientizar os moradores sobre importância do descarte correto de resíduos.

Uma grande campanha de conscientização sobre o combate ao descarte irregular de resíduos nas vias públicas vai tomar conta da capital. 

O trabalho teve início, nesta quinta-feira (11), na Grande Goiabeiras, com equipes da Central de Serviços  conversando com moradores e explicando o que o lixo jogado em locais inadequados pode ocasionar. 

"O morador precisa entender que, ao descartar resíduos em calçadas, bueiros ou terrenos baldios, está dizendo sim para a proliferação de insetos, animais peçonhentos, todos vetores de riscos e doenças. Sem contar que o acúmulo de lixo pode gerar pontos viciados, deixando ruas com cheiro desagradável", disse o secretário da Central de Serviços, Leonardo Gonçalves.

Após a ação educativa, haverá fiscalização, principalmente, nos pontos onde já foram instaladas placas de "proibido jogar lixo".

Opções regulares de descarte de resíduos da capital

Coleta domiciliar

Na capital, há coleta de lixo domiciliar (resíduos gerados em cozinhas, banheiros ou limpeza da casa) de segunda a sábado, em todas as ruas. Os horários são pré-definidos e podem ser consultados no portal da Prefeitura de Vitória. Os moradores só precisam deixar seus resíduos em sacolas plásticas em frente às suas residências para que seja realizado o recolhimento.

Coleta de recicláveis

Vitória também faz o recolhimento do resíduo seco, que são os materiais passíveis de reciclagem, ou seja, eles não são enviados ao aterro sanitário. Assim, são aproveitados pelas associações de catadores para geração de renda com a venda dos materiais (papel, papelão, plásticos, vidros e metais).

O resíduo seco é recolhido pelos caminhões especiais em condomínios onde há a coleta porta a porta, mas também pode ser descartado em um posto de entrega voluntária (PEV) na cidade. 

Papa-Móveis

Há também o serviço Papa-Móveis, que realiza o recolhimento gratuito de móveis e utensílios domésticos usados, mediante a solicitação dos moradores. A solicitação é feita via formulário on-line, aplicativo Vitória Oline ou 156.

O serviço é realizado a partir de agendamento prévio e dispõe de uma equipe para ir até a residência do morador. Porém, o material deverá estar em local de fácil acesso, não podendo a equipe entrar em casas ou apartamentos. (Com informações da Secom/PMV)