DR-ANIMAL
Vitória da Castração Animal: Clínicas já podem se credenciar
O programa tem objetivo de reduzir o número de animais errantes e em situação de abandono.
Em 16/08/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O credenciamento ficará disponível durante 15 dias, podendo haver uma extensão do prazo. Podem ser credenciadas clínicas de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.
As clínicas veterinárias interessadas em participar do Programa "Vitória da Castração Animal" já podem acessar o Edital de Credenciamentono Portal da Prefeitura de Vitória.
O documento contém as exigências para a contratação dos serviços (documentos para habilitação, qualificação técnica, qualificação econômico-financeira etc), modelos a serem preenchidos, planilha com os valores dos serviços e resposta as dúvidas frequentes.
Lançado na terça-feira (10), Dia Estadual do Protetor de Animais, pelo prefeito Lorenzo Pazolini, o programa visa ao controle populacional de cães e gatos, com objetivo de reduzir o número de animais errantes e em situação de abandono, na capital. Nas próximas semanas, será lançado o cadastramento dos tutores interessados na castração de seus animais.
Credenciamento
O credenciamento ficará disponível durante 15 dias, podendo haver uma extensão do prazo. Podem ser credenciadas clínicas de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.
Serviços
Os serviços englobam microchipagem, cadastro e esterilização cirúrgica de cães e gatos, com realização de exames laboratoriais pré-operatórios, fornecimento de medicamentos e materiais utilizados durante os procedimentos cirúrgicos e pré-cirúrgicos, assim como a medicação pós-cirúrgica a ser entregue aos tutores.
"O programa tem esse diferencial de custear os exames e os medicamentos, com o objetivo de reduzir o risco de óbito e proporcionar um melhor acompanhamento dos animais", explica Breno Panetto, subsecretário de Qualidade Ambiental e Bem-Estar Animal, de vitória.
Somente no primeiro ano do programa, está prevista a realização de castração de três mil animais, o que representa um investimento de cerca de R$ 1 milhão.
Saiba Mais
A quantidade de serviços a ser realizada, por empresa credenciada, será definida de acordo com a demanda e o número de credenciados, observada a capacidade instalada de cada prestador de serviço.
As castrações, exames clínicos e laboratoriais e demais procedimentos ocorrerão nas dependências dos credenciados, devendo estes disporem de local adequado para a prestação dos serviços em Vitória ou nos municípios vizinhos: Vila Velha, Serra e Cariacica.
Para a execução do programa, as empresas contratadas ou conveniadas deverão atender às especificações contidas nas resoluções do Conselho Federal de Medicina Veterinária quanto aos equipamentos e materiais necessários. (Secom/pmv).
Leia também:
> Ação: Animais resgatados em Vitória estão aptos para adoção
> Além de amigos, cães podem ser protetores da vida humana
> Pesquisa revela que tutores não identificam sobrepeso nos cães
> Prefeitura retira 111 toneladas de resíduos da baía de Vitória
> Prefeitura leva mais iluminação e segurança para São Pedro
> Vitória abre agenda para vacinar idosos com 65 anos e saúde
> Pesquisa mostra variação de 225% no valor do álcool em gel
> Ajuda: Vitória alerta sobre os sinais da violência sexual infantil
> Maio Laranja realiza ação educativa na feira de Maria Ortiz
> Alunos do 6º ao 9º ano Fundamental voltam às salas de aula
> Guarda Municipal de Vitória recebe mais seis novos veículos
> Moradores de Vitória pedem consciência no descarte do lixo
TAGS: PET | CÃES | RAÇÃO | ANIMAIS | ESPORTES | SAÚDE | ECONOMIA | AMIZADE | VETERINÁRIO