EDUCAÇÃO
Vitória disponibiliza novo curso de especialização técnica
ETSUS de Vitória vai disponibiliza novo curso de especialização técnica em enfermagem.
Em 18/04/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O primeiro tema abordado foi "Acolhimento na Rede de Atenção à Saúde", ministrado pela assessora técnica da Semus, Glória Maria de Oliveira.
Nesta sexta-feira (14), a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus), por meio da Escola Técnica de Saúde de Vitória (Etsus) entrega mais um importante investimento na qualificação dos profissionais de saúde: o Curso de Especialização Técnica de Nível Médio em Enfermagem na Linha do Cuidado em Doenças Crônicas.
A aula inaugural contou com uma cerimônia de abertura para o curso em que estiveram presentes a secretária de Saúde de Vitória, Joanna De Jaegher, a secretária de Saúde de Fundão, Eva do Carmo Silva, a diretora da ETSUS, Josenan de Alcântara, a gerente e representante da Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica, Ana Beatriz Duarte, a Superintendente Regional de Saúde de Vitória, Cibele Pandini, o diretor do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPi), Fabiano Ribeiro.
O primeiro tema abordado foi "Acolhimento na Rede de Atenção à Saúde", ministrado pela assessora técnica da Semus, Glória Maria de Oliveira.
O objetivo do curso é qualificar os profissionais de enfermagem para o cuidado das doenças crônicas não transmissíveis, contribuir para a melhoria da qualidade do cuidado em enfermagem no SUS, trazendo resultados para a sociedade, e oportunizar aos trabalhadores da enfermagem desenvolvimento profissional e pessoal, considerando a relevância social dos auxiliares e técnicos de enfermagem.
"A Etsus é nossa casa, é a casa do SUS, e por isso as portas estão sempre abertas. Se no início do SUS, ele foi construído coletivamente, agora não é diferente, pois o SUS continua sendo construído pelos atuais profissionais de saúde e acompanhando as demandas da população. Da mesma forma que a saúde se faz presente em todos os lugares, quem atua nessa área precisa se manter atento às contextualizações da população", definiu a secretária de Saúde de Vitória, Joanna De Jaegher muito felizes de mantermos essa porta aberta.
"É fundamental termos uma Escola Técnica de Saúde Municipal fortalecida no Espírito Santo. Porque com isso conseguimos mostrar que é possível contribuir na formação dos profissionais que chegam aos nossos municípios, organizar processos de trabalho e redes", afirmou o diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro.
A diretora da ETSUS apresentou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em que 81% dos profissionais que atuam na área da Enfermagem, são técnicos e auxiliares.
"Por isso, a responsabilidade desse curso, de contribuir na reconstituição desses sujeitos e profissionais, tão importantes para nossa sociedade, colocando o município de Vitória como protagonista nesse processo", declarou.
Dentre os 29 profissionais que estão cursando a especialização, Jean Francisco Rodrigues, 42 anos, técnico de enfermagem na unidade de saúde de São Torquato, em Vila Velha se mostrou muito entusiasmado.
"Minhas expectativas com o curso são as melhores possíveis, no sentido de que podererei prestar um serviço ainda mais especializado e humanizado aos usuários do SUS, principalmente na unidade de saúde em que atuo neste momento", afirmou.
Kátia Patrícia Almeida da Silva, 50 anos, trabalha na unidade de saúde de Itararé, Vitória, elogia a iniciativa de investir no profissional de saúde como forma de investir na saúde da população:
"Quando aprimoramos nosso trabalho, sempre buscamos melhorar o atendimento aos nossos pacientes", declarou.
Especialização
O mais novo curso da Etsus, a Especialização Técnica de Nível Médio em Enfermagem na Linha do Cuidado em Doenças Crônicas terá uma carga horária de 360 horas, com previsão de ser concluída até dezembro deste ano. Ao todo, 29 profissionais do nível técnico de enfermagem, que atuam nas cidades de Vitória, Vilha Velha, Serra e Cariacica estão participando desta primeira turma. (Secom/PMV)
Leia também:
> Secretaria de Educação repassa R$ 7,4 milhões para escolas
> Parceria de escolas com 38º BI beneficia mais de 200 alunos
> Vila Velha oferece vagas para curso sobre Empreendedorismo
> Violência nas escolas: como falar com crianças e adolescentes
> PML cria rede de proteção socioemocional para crianças
> São Mateus entrega mais computadores para as escolas
> Matrículas abertas na Educação de Jovens e Adultos em Vitória
> Entidades ligadas à educação aprovam suspensão do novo EM
> Proibição para novos cursos de medicina será encerrada
> PMV: Escola em Jardim Camburi ganha reforma e climatização
> A 18ª Obmep bate dois recorde de escolas e municípios inscritos
TAGS: VITÓRIA | CURSO | ESPECIALIZAÇÃO | ENFERMAGEM | ETSUS