ESPORTE CAPIXABA

Vitória é a capital brasileira com maior prática de atividade física

Vitória é a capital do Brasil com maior frequência de prática de atividade física no tempo livre

Em 22/09/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Leonardo Silveira/PMV

Um percentual de 53,3% dos participantes da pesquisa relataram realizar, pelo menos, 150 minutos de atividade física moderada por semana.

A capital capixaba se destaca como uma cidade que promove a prática de atividades físicas e, consequentemente, tem melhorado a vida dos capixabas. De acordo com dados do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), Vitória é a capital brasileira com a maior frequência de prática de atividade física no tempo livre.

Um percentual de 53,3% dos participantes da pesquisa relataram realizar, pelo menos, 150 minutos de atividade física moderada por semana. Além disso, o cenário deslumbrante de praias, montanhas e áreas verdes, incentiva ainda mais que a população adote um estilo de vida saudável e ativo.

>> Festival Paralímpico vai agitar o sábado (23) no Tancredão

"Um título como este atesta que a política pública está no caminho correto, na medida que esta gestão tem investido na construção de novos espaços para a prática esportiva e adequação de outros. Além disso, a implantação de projetos como o "Corre Vitória", "Esporte por Vitória", a ampliação dos Núcleos Esportivos e de Ginástica pela cidade refletem diretamente neste resultado", disse o secretário municipal da secretaria de Esportes e Lazer, Rodrigo Ronchi.

Entre homens, as maiores frequências foram encontradas em Vitória (60,1%), seguidas por Florianópolis (56,7%) e Aracaju (53,0%), enquanto entre as mulheres, as maiores frequências foram observadas em Palmas (49,6%), seguidas por Vitória (47,5%) e Boa Vista (44,1%).

A cidade investiu significativamente em infraestrutura para promover a prática de atividades físicas. Incluindo as ciclovias que cruzam a cidade, incentivando o uso de bicicletas como meio de transporte e também de lazer. As praças também oferecem espaços ideais para a prática de esportes, caminhadas e exercícios ao ar livre.

A Prefeitura de Vitória promove também eventos esportivos, como corridas de rua e maratonas, incentivando a participação da comunidade.

"É um resultado que nos deixa muito satisfeitos, mas com a vontade de avançar ainda mais. As reformas e adequações dos espaços esportivos na Praça dos Desejos e Namorados, e a própria obra da Orla da Baía Noroeste favoreceram ainda mais a atividade física na capital", concluiu o secretário.

A conscientização sobre a importância da atividade física para a saúde também é feita no município e isso tem contribuído para uma mudança positiva nos hábitos de vida, levando mais pessoas a adotarem rotinas mais ativas. (Secom/PMV)

Leia também:

Festival Paralímpico vai agitar o sábado (23) no Tancredão
Domingo é dia de uma etapa da Copa Norte de Marcas Piloto
Campos society de Viana agora contam com telas de proteção
ES encerra fase das Paralimpíadas Escolares com 173 medalhas
Corrida NOTAER Suzano terá percurso entre Vila Velha e Vitória
Taça Nosso Esporte Cachoeiro começa neste sábado (2)
Lutadores do ES vão competir a Copa Paraíba de karatê
Capixaba conquista pódio no Circuito Banco do Brasil de Surfe
Ginastas capixabas conquistam vaga para a Olimpíada de Paris
Copa ES: Kleber Andrade recebe final entre Serra e Rio Branco
Etapa de Campeonato de Jiu-Jitsu desembarca em Linhares
Vila Velha: Aquathlon Noturno retorna ao Espírito Santo

TAGS:
VITÓRIA | CAPITAL | ATIVIDADE FISÍCA | TEMPO LIVRE | FREQUÊNCIA