CIDADE

Vitória é a segunda cidade mais inteligente do Brasil

Capital capixaba prova que tamanho não define o sucesso quando há uma gestão eficiente

Em 24/03/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Jansen Lube/Divulgação/Prefeitura de Vitória

A cidade tem investido na modernização de seus serviços urbanos, na sustentabilidade e na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, tornando-se uma referência para outras cidades que buscam um futuro mais inteligente e conectado.


Siga @CCNEWSFM no Instagram

Vitória se consolida como um exemplo de inovação no Brasil, destacando-se como a segunda cidade mais inteligente do país no ranking Connected Smart Cities 2024. A capital capixaba, com sua população entre 100 e 500 mil habitantes, prova que o tamanho não define o sucesso quando há uma gestão eficiente e o uso estratégico de tecnologias.

>> Ferraço e governador em exercício visitam obras em Cachoeiro

A cidade tem investido na modernização de seus serviços urbanos, na sustentabilidade e na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, tornando-se uma referência para outras cidades que buscam um futuro mais inteligente e conectado.

O Ranking Connected Smart Cities de 2024 avaliou 656 cidades com mais de 50 mil habitantes, utilizando 74 indicadores distribuídos por 11 contextos, como economia, saúde, segurança, mobilidade, educação e inovação. Vitória ocupa a segunda posição, com 37,513 pontos, superada apenas por Florianópolis (37,525 pontos).

Vitória não apenas ocupa uma posição de destaque em termos gerais, mas também se destaca em áreas específicas. A cidade lidera em saúde, com 5,58 leitos por mil habitantes, 645 médicos para cada cem mil habitantes e um agendamento online de consultas eficiente. Na educação, a cidade oferece matrícula escolar online, 18,6 vagas em universidades públicas para cada mil habitantes e uma média de 431,4 pontos no Enem.

Na área de empreendedorismo, inovação e tecnologia, Vitória se destaca com 100% da população coberta pela tecnologia 5G, uma média de 407,45 Mbps na banda larga e um crescimento expressivo nas empresas de tecnologia e economia criativa, com aumentos de 9,5% e 15,68%, respectivamente. A cidade ainda conta com um parque tecnológico e incubadoras de empresas, reforçando seu papel como um polo de inovação.

A capital capixaba mostra que, mesmo sendo de porte médio, é possível liderar em inovação, criando soluções para os desafios urbanos. O ranking também revelou que as cidades de médio porte, como Vitória, estão mostrando que a inovação não é exclusiva das grandes metrópoles. (Secom/PMV)

Leia também:

Ferraço e governador em exercício visitam obras em Cachoeiro
Vila Velha inaugurou seis ruas do bairro Praia de Itaparica
Veja as dicas do Procon para gastar menos nas compras
Bairros de Cariacica recebem serviços de limpeza e pintura
Prefeitura entrega veículos para instituições filantrópicas
Obra de macrodrenagem segue avançando no bairro Guandu
Vila Velha inaugura via de concreto em Vale Encantado

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET