SAÚDE
Vitória-ES entre as melhores cidades em saúde bucal no País.
O município ficou em 3º lugar no Prêmio Brasil Sorridente.
Em 21/10/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Pela terceira vez, Vitória se destaca entre as melhores cidades do País em políticas públicas de saúde bucal. O município ficou em 3º lugar no Prêmio Brasil Sorridente - promovido pelos Conselhos Federal e Regionais de Odontologia -, que estimula boas práticas odontológicas voltadas à população.
Vitória ganhou na categoria "cidades com mais de 300 mil habitantes". Já é o segundo ano consecutivo que a capital ficou entre as três cidades brasileiras que se destacaram nas políticas públicas locais de saúde bucal. No ano passado, foi a primeira colocada e, em 2011, a quinta.
Um dos itens que levaram a rede municipal a alcançar esse resultado foi a proporção de cobertura de equipes de saúde bucal na rede de atenção básica. Nesse quesito, ela alcançou 72,03% da cobertura populacional estimada pelas Equipes Básicas de Saúde Bucal (ESB).
Na atenção básica, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) oferece uma média de 250 mil atendimentos por ano. Já na atenção especializada, são cerca de 35 mil atendimentos ao ano.
Por mês, são realizados cerca de 10 mil atendimentos odontológicos. Os procedimentos vão desde limpeza dos dentes a colocação de próteses, aparelhos e implantes, tratamento de canal e biópsia, por exemplo.
Assistência especializada
Segundo o chefe da Área Técnica de Saúde Bucal da Semus, Egídio Dávilla Junior, outro aspecto avaliado na contagem dos pontos foi a presença de uma assistência odontológica especializada no município. Vitória possui dois Centros de Especialidades Odontológicas (CEO´s), sendo um na região de Santo Antônio, no bairro Mário Cypreste, e outro em São Pedro. "Juntos, eles oferecem em torno de 3 mil atendimentos mensais", destacou ele.
As especialidades odontológicas oferecidas nos dois CEO´s são endodontia (tratamento de canal), periodontia (trata as doenças da gengiva), cirurgia oral menor, diagnóstico oral (lesões de boca, inclusive câncer bucal), além de atendimento aos pacientes com necessidades especiais.
No CEO de Mário Cypreste, ainda estão disponíveis as especialidades de ortodontia para crianças de 4 a 10 anos e prótese dentária total.
Urgência
Além das unidades básicas de saúde e Centros de Especialidades Odontológicas, a rede municipal possui duas Unidades de Pronto-Atendimento (PA) - Praia do Suá e São Pedro -, que realizam em torno de 1 mil atendimentos odontológicos de urgência por mês.
O acesso dos cidadãos ao tratamento odontológico na rede municipal é através de uma das 30 unidades básicas de saúde, que, além de oferecerem os atendimentos odontológicos na atenção primária, realizam os encaminhamentos dos casos mais complexos para os Centros de Especialidades.
Participantes e quesitos
Vinte estados e o Distrito Federal participaram do prêmio, concedido pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) aos municípios brasileiros que se destacam na implantação e efetivação das políticas públicas locais de saúde bucal.
O CFO avaliou o desempenho dos municípios através de vários quesitos, entre eles a comprovação da existência de uma política municipal de saúde bucal; a contrapartida municipal no financiamento em saúde; a presença de representante da saúde bucal no Conselho Municipal de Saúde; o desenvolvimento de atividades de promoção de saúde bucal; a existência de Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos profissionais de saúde do município; ações de educação permanente e outros.
Entre os municípios com até 50 mil habitantes, o primeiro lugar foi para a cidade de Ibiporã, no Paraná. Na disputa entre as cidades acima de 300 mil habitantes, a capital do Amazonas, Manaus, foi a vencedora. Em segundo ficou São Bernardo do Campo, município do Grande ABC paulista. Florianópolis ficou em quarto e Curitiba ocupou a quinta classificação.
Fonte: SECOM-PMV