CIDADE

Vitória (ES): Sábado com gincana recreativa e palestra sobre câncer.

Haverá atividades recreativas e culturais e palestras gratuitas sobre a doença .

Em 10/10/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A campanha de prevenção ao câncer de mama continua a todo vapor na capital. As ações do Outubro Rosa se espalham pela cidade e, neste sábado (11), será a vez de o Tancredão receber as atividades da Manhã de Lazer, das 8 às 12 horas.

Atividades recreativas e culturais gratuitas e palestras sobre a doença vão movimentar o centro esportivo. O secretário municipal de Esportes e Lazer, Wallace Valente, reforça o incentivo para essa importante campanha. "O esporte também está nessa luta contra o câncer. Nossos atletas, principalmente os idosos, vão participar ativamente da campanha".

O evento é realizado pela Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc) e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp), sendo aberto a toda a comunidade.

Origem

A campanha Outubro Rosa teve início na década de 90, quando o laço cor-de-rosa foi lançado na Corrida pela Cura em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Com o tempo, diversos países aderiram à causa, iluminando órgãos públicos e monumentos históricos. A característica da iniciativa é o lado sensível e feminino que remete toda a delicadeza da mulher.

Prevenção

Conheça as formas de detecção precoce do câncer:

  • Exame clínico: é o procedimento em que o médico ou enfermeiro observa e apalpa as mamas da paciente em busca de nódulos ou outras alterações. O exame deve ser realizado conforme as recomendações técnicas do Consenso para o Controle do Câncer de Mama.
  • Mamografia: é a radiografia das mamas capaz de mostrar lesões em fase inicial e até muito pequenas. É realizado em um aparelho de raio-x apropriado, o mamógrafo, que comprime a mama para fornecer melhores imagens e, como consequência, possibilita um diagnóstico mais preciso.
  • Por Secom/PMV