EDUCAÇÃO
Vitória está com 1.961 vagas disponíveis para Educação Infantil
Famílias de Vitória que buscam uma vaga, devem se dirigir unidade de ensino mais próxima.
Em 23/08/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Em Vitória, os Cmei atendem crianças de seis meses a cinco anos de idade e o cadastro para solicitação de vagas na rede municipal de ensino fica aberto o ano inteiro.
A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica. Em Vitória, os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) atendem crianças de seis meses a cinco anos de idade, que estão tendo os primeiros contatos com a escola. As famílias da capital que estejam em busca de uma vaga, devem se dirigir à unidade de ensino mais próxima de cada e fazer o cadastro: são 1.961 vagas em todas as regiões do município.
São 1.305 vagas para crianças em idade de creche, ou seja, para turmas dos grupos 1, 2, 3 e 4. E há ainda 656 vagas disponíveis para pré-escola, que são as turmas dos grupos 5 e 6. Atualmente, são 15.810 crianças matriculadas na Educação Infantil da capital.
Para 2022, a Seme ainda está realizando o planejamento do fluxo escolar. O quantitativo de novas vagas será publicado na portaria de matrículas, prevista para o final de novembro.
“Zerar a fila de espera na Educação Infantil é um dos compromissos da gestão. Para isso, é necessário que as famílias procurem a rede, façam o cadastro, para que a Secretaria de Educação saiba qual a real demanda em cada região de Vitória. Por conta da pandemia, muitas famílias deixaram de procurar o Cmei. Mesmo que a vaga não seja para agora, de início imediato, a orientação é que o cadastro seja feito”, orientou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.
Como matrícular
O cadastro para solicitação de vagas na rede municipal de ensino fica aberto o ano inteiro, na capital. As famílias devem procurar o Centro Municipal de Educação Infantil mais próximo de sua casa e fazer o registro da demanda por vaga a qualquer tempo.
É preciso levar documento de identidade do adulto que for fazer a solicitação (mãe, pai ou responsável), além da certidão de nascimento e da carteira de vacinação da criança, bem como o comprovante de residência.
Prioridade
A ordem de prioridade para a vaga solicitada é definida a partir do endereço apresentado no comprovante de residência da família. A indicação é sempre para a unidade de ensino mais próxima, mas a família pode indicar outras unidades de ensino de interesse, que entrarão como prioridade média ou baixa, dependendo da distância, no cadastro realizado.
Leia também:
> Educação financeira vai ajudar alunos e famílias de Vila Velha
> Qualificar ES abre mais 5 mil novas vagas para cursos on-line
> Professores da EJA terão formação sobre o Mundo do Trabalho
> Marcopolo oferece cursos para comunidades de São Mateus
> ES adota metodologia própria na Educação em Tempo Integral
> Projeto Semearte se torna efetivo na Prefeitura de Cariacica
> Estudantes de Serra passam por Teste de Fluência em leitura
> Alunos de Vila Velha participam do projeto Escola Vai Ao Parque
> ProUni: Prazo para inscrição na lista de espera termina hoje (18)
> Prefeitura de Vila Velha define novos projetos para a EJA
> Serra faz parceria com o IFES para capacitar alunos do EJA
> Prazo para matrícula no Sisu termina na próxima segunda (16)
> Vitória convoca aprovados para atuar no ensino fundamental
> Alunas de 84 e 69 anos retornam à sala de aulas em Vila Velha
> Prefeitura de Serra vai vacinar os estagiários da Educação
> Escolas de Vitória têm agenda especial para o Dia do Estudante
> Serra ministra palestras sobre Educação no Trânsito em escola
TAGS: QUALIFICAÇÃO | EDUCAÇÃO INFANTIL | EJA | AULAS | PROFESSOR | PROUNI | SISU | EDUCAÇÃO | ENEM | ESCOLAS | ENSINO