EDUCAÇÃO

Vitória: Estudantes da EJA voltam à escola na segunda (17)

O retorno gradual dos alunos da rede municipal às salas de aula inclui estudantes da EJA.

Em 15/05/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Guiomedce Paixao/PMV (antes da pandemia)

“Nas salas da EJA, o número de estudantes já é reduzido. Por isso, só haverá revezamento em casos pontuais, quando houver necessidade", dise a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.

O retorno gradual dos estudantes da rede municipal de Vitória às salas de aula inclui também quem está matriculado na Educação de Jovens e Adultos. Com a nova classificação de Vitória no mapa de risco para a covid-19, saindo do risco alto para o moderado a partir de segunda-feira (17), os estudantes da EJA retornarão às salas de aula.

“Nas salas da EJA, o número de estudantes já é reduzido. Por isso, só haverá revezamento em casos pontuais, quando houver necessidade, para cumprirmos o protocolo de biossegurança que preconiza 1,5 metro de espaçamento entre um estudante e outro”, destacou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.

A EJA tem, hoje, 1.877 estudantes matriculados na rede de ensino de Vitória. O retorno presencial é facultativo, ou seja, o estudante pode optar se quer retornar ou não. Aqueles que decidirem permanecer em casa, continuarão sendo atendidos pelo ensino remoto emergencial, seja por meio dos roteiros de estudo impressos, retirados nas unidades de ensino, ou ainda acessando a plataforma AprendeVix.

“Cada escola deverá promover estratégias para resgatar os estudantes da EJA. Sabemos que muitos deles são arrimo de família e, com a pandemia, acabaram deixando os estudos para um outro momento. É preciso cuidar com um olhar muito específico para esses estudantes”, disse a secretária.

Anos finais do fundamental

Os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental agora têm data para retornar também às salas de aula. Será no dia 24 de maio, para quem é do grupo azul. E no dia 31 de maio para aqueles que forem do grupo laranja.

As famílias que assim desejarem podem permanecer com os estudantes em casa, no ensino remoto emergencial.

Como fica o retorno

  • 17 de maio: crianças dos grupos 5 e 6 da Educação Infantil, sem revezamento
  • 17 de maio: estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, grupo laranja
  • 17 de maio: estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
  • 24 de maio: estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, grupo azul
  • 31 de maio: estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, grupo laranja

Matrículas

Da Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental, até a Educação de Jovens e Adultos, a rede municipal de ensino de Vitória aceita matrículas de estudantes durante todo o ano letivo.

Na unidade de ensino mais próxima de casa, o pai, a mãe ou responsável faz o registro da demanda e indica as unidades de ensino de preferência para matricular a criança.

É necessário levar certidão de nascimento da criança e um comprovante de residência original (IPTU; ou contrato de aluguel; ou recibo de imóvel; ou talão de água, de luz ou de telefone). Para a matrícula na Educação Infantil, também é necessário apresentar a carteira de vacinação atualizada. Já no Ensino Fundamental, é preciso levar o histórico escolar ou outro comprovante de escolaridade equivalente.

O interessado na Educação de Jovens e Adultos deve procurar uma das unidades de ensino levando consigo o histórico escolar (para quem tem ensino fundamental incompleto), carteira de identidade e comprovante de residência. Quem não possui o histórico realiza uma prova para classificação. Analisando seu desempenho, os professores avaliam em que etapa o estudante pode se integrar.

Leia também:

 > Vitória pagará Auxílio Municipal a partir de segunda-feira (17)
Campanha Maio Amarelo alerta sobre segurança no trânsito
Vitória recebe doação de capacetes de respiração assistida
Moradores participam do Plano Diretor de Águas Urbanas

TAGS
VITÓRIA | EDUCAÇÃO | SAÚDE  | EMPREGOS | ESPORTES | CIDADE | ECONOMIA | IVESTIMENTOS