CIDADE
Vitória faz ações de combate à violência contra os idosos
A data de 15 de junho marca o Dia Nacional de Combate à Violência contra pessoas idosas.
Em 11/06/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Diante disso, anualmente, a rede de atendimento de Vitória soma esforços em ações espalhadas pela cidade, chamando a atenção para esse fato.
A data de 15 de junho marca o Dia Nacional de Combate à Violência contra o Idoso, quando as ações de enfrentamento a esses casos e de conscientização para um envelhecimento saudável da população são reforçadas. Em Vitória, não é diferente.
Para se ter uma ideia, no período de 1º de junho de 2020 a 1º de junho de 2021, os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) da capital acompanharam 571 idosos em violação de direitos. Destes, 73% são mulheres e 27%, homens.
São vários os tipos de violência: negligência (caracterizada por descuido, desatenção aos cuidados em saúde, administração de medicações, cuidado do corpo, alimentação e atos de omissão e abandono); financeira (uso ilegal ou inapropriado de fundos, propriedades ou bens do idoso); agressão verbal e ameaça (medidas que possam causar angústia, dor ou aflição no idoso).
Diante disso, anualmente, a rede de atendimento de Vitória soma esforços em ações espalhadas pela cidade, chamando a atenção dos munícipes para esse fato e divulgando os canais de denúncia. Haverá esquetes com atores retratando a violência contra os idosos, exibição de faixas com canais de denúncia (Disque 100, 156 e Creas) e abordagens orientativas aos condutores.
Acompanhamento
Os Creas realizam o acompanhamento ao público em dois serviços: Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) e o Serviço de Proteção Social Especial a Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias em Domicílio (SEAD).
O idoso é acompanhado sistematicamente por equipe multidisciplinar, onde são pensadas estratégias de fortalecimento do vínculo familiar e comunitário dos membros da família e dadas orientações sobre o envelhecimento e o cuidado a ser dispensado pela família, além de intervenções relacionadas a acessos a benefícios sociais.
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Vitória (Semas) oferta, ainda, várias atividades nos Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), onde são desenvolvidas ações voltadas para a qualidade de vida do idoso durante o processo de envelhecimento.
Leia também:
> Prefeitura de Vitória recolhe 3 mil ton de lixo irregular por mês
> Mega-ação retira mais 28 ton de resíduos da baía de Vitória
> Vitória abre agenda para vacinar professores de 40 a 59 anos
> Prefeitura retira 111 toneladas de resíduos da baía de Vitória
> Prefeitura leva mais iluminação e segurança para São Pedro
> Vitória abre agenda para vacinar idosos com 65 anos e saúde
> Pesquisa mostra variação de 225% no valor do álcool em gel
> Ajuda: Vitória alerta sobre os sinais da violência sexual infantil
> Maio Laranja realiza ação educativa na feira de Maria Ortiz
> Alunos do 6º ao 9º ano Fundamental voltam às salas de aula
> Guarda Municipal de Vitória recebe mais seis novos veículos
> Moradores de Vitória pedem consciência no descarte do lixo
> Pré-candidatos a diretores de escola têm live sobre gestão
> Vitória entrega novos cartões do AME nesta sexta-feira (21)
> Parque Moscoso recebe cuidados para o conforto do público
> Prefeitura de Vitória entrega novas casas no bairro Conquista
TAGS: PARQUE | SEVIÇOS | OBRAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADE | EMPREGOS | IPVA | GOVERNO