CIDADE
Vitória faz adesão ao Programa Cidade Empreendedora
Vitória assinou no Palácio Municipal, termo de adesão ao Programa "Cidade Empreendedora"
Em 01/02/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O programa reúne um conjunto de ações institucionais orientadas para potencializar a capacidade do setor público municipal em estimular as atividades produtivas no seu território.
Vitória assinou, na tarde desta segunda-feira (31), no Palácio Municipal, o termo de adesão ao Programa "Cidade Empreendedora", do Sebrae/ES.
O programa reúne um conjunto de ações institucionais orientadas para potencializar a capacidade do setor público municipal em estimular as atividades produtivas no seu território, por meio da formulação de políticas públicas, regulamentações e processos que melhorem o ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas nas cidades.
"Vitória vem se destacando como uma cidade atraente aos negócios e a diretriz da gestão Pazolini é que a Capital seja cada vez mais criativa e empreendedora. Assim, esta nova parceria com o Sebrae virá para acelerar esse processo", comentou o secretario de Gestão e Planejamento, Regis Mattos.
Vitória apareceu, entre todos os municípios do Espírito Santo, em primeiro lugar no Indicador Ambiente de Negócios (IAN) no ranking da Findes.
"E nosso objetivo é que Vitória se destaque cada vez mais, inclusive no cenário nacional, como uma cidade empreendedora e atraente para negócios, gerando mais empregos e renda para seus moradores", complementou Regis.
Sucesso
O prefeito Lorenzo Pazolini também falou com muito entusiasmo.
"Tivemos sucesso neste primeiro ano, principalmente, pela criação de uma ambiência favorável ao empreendedorismo. Estamos fazendo um verdadeiro trabalho de reconstrução no município. Nosso objetivo é cortar para dentro, como estamos fazendo desde o início, e assim termos a capacidade de investimentos com recursos próprios que temos hoje, o maior investimento per capita da história da capital. O ambiente entre o Poder Público e o empreendedor deve ser de convergência e haver sinergia, e não disputa, como era no passado", disse.
Objetivo
O objetivo do programa é identificar a capacidade da gestão pública municipal em orientar esforços para melhorar o ambiente de negócios em seu território, além de apontar as lacunas de ações e as possibilidades de aperfeiçoamento e oferecer um conjunto de soluções específicas à necessidade de desenvolvimento de cada municipalidade.
O Programa "Cidade Empreendedora" propõe a realização de uma autoavaliação pelo município que, ao final, aponta o nível de capacidade da gestão pública para estimular as atividades empreendedoras, expresso pelo Índice de Capacidade de Estímulo ao Empreendedores (ICEE). O diagnóstico gerado está vinculado a um conjunto de soluções específicas (formações, produtos e serviços) e orientadas às necessidades de cada município.
Tais elementos estão em harmonia com a visão de futuro traçada pela Prefeitura de Vitória no seu Planejamento Estratégico 2021-2024, que propõe:
"Vitória, cidade criativa, vibrante e empreendedora, onde as pessoas vivem uma vida plena, com segurança e oportunidade para todos". (Secom/PMV)
Leia também:
> Linhares: Defesa Civil emite alerta para chuvas de até 75,9mm
> Obras de manutenção de vias de Aracruz começa nesta quarta
> Prefeitura da Serra amplia iluminação em 38 bairros
> Nova pavimentação entrega 9 mil m² de via em Barramares
> Serra triplica número de profissionais da limpeza nas praias
> Praias de Vila Velha contarão com bandeiras de sinalização
> 0800 da iluminação realiza 3.500 atendimentos em 3 meses
> Trabalho entre as secretarias reduz o índice de feminicidios
> Prefeitura inicia reforma do Parque Dom Luiz Gonzaga
> Covid-19: Vigilância Sanitária e DOT vão realizar blitz na Serra
TAGS: VITÓRIA | CIDADE EMPREENDEDORA | SEBRAE | LORENZO PAZOLINI | AÇÕES