CIDADE
Vitória faz um mutirão para emissão da carteira de trabalho
Prefeitura de Vitória faz mutirão para emissão da carteira de trabalho para venezuelanos.
Em 08/11/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Para obterem melhor desempenho nas entrevistas de emprego, a Unidade de Inclusão Produtiva (UIP) promoveu, nesta segunda-feira (7), uma oficina preparatória para este importante momento, que contemplou as mulheres venezuelanas que fazem parte do grupo.
Mais dignidade e oportunidades para os indígenas venezuelanos da tribo Warao, que estão abrigados provisoriamente no Serviço de Acolhimento vinculado à Secretaria de Assistência Social (Semas) de Vitória. Nesta terça-feira (8) eles foram encaminhados para emissão da Carteira de Trabalho Digital, na Casa do Cidadão. A ação ocorreu por meio de uma força tarefa, montada pela Semas em parceria com a Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) da capital.
Para obterem melhor desempenho nas entrevistas de emprego, a Unidade de Inclusão Produtiva (UIP) promoveu, nesta segunda-feira (7), uma oficina preparatória para este importante momento, que contemplou as mulheres venezuelanas que fazem parte do grupo.
Na avaliação da equipe da UIP, a oficina amplia as possibilidades de ingresso no mercado de trabalho por contribuir para um melhor desempenho nas entrevistas. Vale ressaltar o impacto positivo das empresas terem no seu time de colaboradores pessoas de uma cultura diferente.
"Os estrangeiros trazem uma visão de mundo diferente entre os funcionários. Ter um na equipe, traz ganho para o contratado, devido a adaptação à cultura local e acesso à cidadania por meio de recursos locais e. também, para a empresa", disse Débora Rogers, técnica de referência da UIP.
Para a secretária da Assistência Social de Vitória, Cintya Shulz, a ação garante aos indígenas Waraos a possibilidade de ingressarem no mercado formal de trabalho no território brasileiro.
"Esse é mais um passo para que o grupo possa abrir as portas para novas oportunidades e conhecimentos, superando a condição de vulnerabilidade e conquistando autonomia", disse.
Os waraos estão desde 16 de agosto em Vitória, em um Serviço de Acolhimento Provisório do município, onde é garantido o local para abrigamento, alimentação, material de limpeza e higiene pessoal, acompanhamento social, além das articulações necessárias com as outras políticas públicas, buscando a autonomia do grupo. (Secom/PMV)
Leia também:
> PMVV: Ação de demolição retoma área pública em Coqueiral
> Novembro azul: pontos da Serra ganham iluminação especial
> Prefeitura de Aracruz vai iluminar pista do Parque do Cupido
> PMV: Bairro Comdusa recebe quadra esportiva reformada
> Prefeitura entrega quadra esportiva reformada em Comdusa
> Cachoeiro terá R$ 1,8 mi para revitalização de centros culturais
> Cobilândia recebe CRAS Itinerante na próxima segunda (07)
> PML: Carne suína e açúcar estão mais baratos nos mercados
> Chuvas: Cariacica realiza ações preventivas pelas regiões
> Programa Minha Rua Melhor contempla novas ruas de Viana
> Pazolini anuncia programa de auxílio e proteção à crianças
TAGS: VITÓRIA | MUTIRÃO | CARTEIRA DE TRABALHO | VENEZUELANOS | SEMAS