TEMAS GERAIS
Vitória firma protocolo para fortalecimento da inovação
Prefeitura de Vitória firma protocolo inédito com a Caixa para fortalecimento da inovação
Em 22/08/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória
O acordo tem como objetivo unir esforços entre a Caixa e a CDTIV para o desenvolvimento de projetos voltados à pesquisa, inovação e empreendedorismo.
Vitória se tornou a primeira cidade do Espírito Santo e a terceira capital do Brasil a firmar um protocolo de intenções com a Caixa Econômica Federal. A assinatura aconteceu nesta quarta-feira (20), na sede da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), e representa um avanço significativo para o fortalecimento do ecossistema de inovação, ciência e tecnologia no município.
O acordo tem como objetivo unir esforços entre a Caixa e a CDTIV para o desenvolvimento de projetos voltados à pesquisa, inovação e empreendedorismo. Entre as iniciativas previstas estão a realização de eventos, implementação de programas conjuntos, cessão temporária de espaços e intercâmbio de conhecimento entre os ambientes de inovação das instituições.
Participaram da cerimônia a vice-prefeita de Vitória, Cris Samorini; o superintendente da Caixa no Espírito Santo, Tarcísio Luiz; o líder de Negócios Estratégicos e Parcerias do Hub TEIA da Caixa, Mike Soares; o diretor-presidente da CDTIV, Marcus Gregório; e a diretora de Inovação da Companhia, Bárbara Ohanna.
Cris Samorini destacou que a parceria amplia as condições para que Vitória se consolide como referência internacional em inovação e base tecnológica. Segundo ela, a iniciativa fortalece o capital humano, atrai talentos e contribui para transformar a cidade em um polo de desenvolvimento, especialmente na região central.
O líder de negócios da Caixa, Mike Soares, ressaltou que a proposta da CDTIV deu robustez ao protocolo, tornando-o referência nacional.
"Esse modelo construído em Vitória será levado como padrão para todo o país e poderá ser replicado em outras prefeituras brasileiras", afirmou.
Já o diretor-presidente da CDTIV, Marcus Gregório, enfatizou a importância do acordo para as futuras gerações.
"Temos que trabalhar pela geração de empregos agora, mas também preparar os jovens para enxergarem ciência, tecnologia e pesquisa como carreiras possíveis. Queremos atrair startups, empresas e incentivar que nossos jovens sonhem em ser cientistas, professores e pesquisadores", destacou. (Secom/PMV)
Leia também:
> São Gabriel da Palha receberá o “Dia C & Família Integrada”
> Cesan vai captar debêntures incentivadas para ampliar obras
> Seminário vai debater sobre a moradia no Centro de Vitória
> Câmara aprova projeto contra adultização de crianças nas redes
> Ciclone extratropical causa chuva e rajadas de vento no Sul
> Juíza federal manda governo reativar radares em rodovias
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET













