CIDADE

Vitória forma a primeira turma da Ronda Ostensiva Municipal

Formatura do Curso Tático Municipal (CTM) foi realizada nesta quinta-feira (22), em Vitória.

Em 22/07/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Jansen Lube/PMV

"A formação da primeira turma da Ronda Ostenstiva Municipal (Romu), é um momento histórico para Vitória, para a região metropolitana e para o Espírito Santo", disse o prefeito Lorenze Pazolini.

O Curso Tático Municipal (CTM) formou, nesta quinta-feira (22), a primeira turma da Ronda Ostenstiva Municipal (Romu), com 17 agentes da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) e quatro convidados da Guarda do Município de Serra.

"Momento histórico para nossa cidade, para a região metropolitana e também para o Espírito Santo. A formação da Romu, mais que um compromisso, é um momento de virada para a segurança pública. Tivemos redução de todos os índices criminais e aumentamos mais de 60% do número de veículos recuperados. Tivemos também um período de 31 dias sem crime violento na capital. Graças ao trabalho da nossa Guarda, em parceria com outras instituições", afirmou o prefeito Lorenzo Pazolini.

A Romu é um grupo tático operacional com objetivo de dar apoio às equipes de prevenção, devidamente treinado e equipado, atuando no controle de distúrbios, na retomada de pontos críticos, em locais onde há maior incidência de crimes violentos e no combate à criminalidade.

"É um sonho para a Guarda Municipal de Vitória. A criação da Romu é uma das ações para a segurança da capital. É um grupo unido que vai contribuir nas nossas atividades diárias. Agradeço ao prefeito Lorenzo Pazolini por essa oportunidade", disse o secretário municipal de Segurança Urbana, Ícaro Ruginski.

O grupamento tático terá três viaturas caracterizadas, armamento de cano longo, armamento não-letal e também a disponibilidade dos cães Dru e Flor, treinados para encontrar entorpecentes e participar das operações.

A formação dos agentes da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) que vão participar da Romu, começou dia 24 de maio, no ginásio do Tancredão, em Mário Cypreste.


"A formação da Romu, mais que um compromisso, é um momento de virada para a segurança pública", disse o prefeito Lorenzo Pazolini. Foto: Jansen Lube/PMV

A princípio, 41 agentes se inscreveram e iniciaram os testes, antes do curso. Com as saídas, o curso começou com 29 agentes, e agora 21 permaneceram na formação.

A gestão do Curso Tático Municipal foram do Gerente de Formação e Atenção Psicossocial, Eliezer Rodrigues da Silva Neto; e da Coordenadora de Ensino e Formação, Maria Odete Carvalho Castiglioni de Sousa.

Formação

No curso, com a Diretoria de Operações Táticas da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), a primeira turma da Romu, em Vitória, teve instruções de Educação Física Policial; Técnicas com Escudos; Gerenciamento de Crise; Pronto Emprego Operacional; e Instrumento de Mentor Potencial Ofensivo.


O grupamento tático terá três viaturas caracterizadas, carabinas e espingardas e cães. Foto: Jansen Lube/PMV

A Sejus também ofereceu as disciplinas de Combate Corpo a Corpo com e sem arma de fogo; Controle Emocional e Psicológico; Ajustes de Equipamentos e Controle Emocional com a Marcha; Primeiro Interventor; Tecnologias de Mentor Potencial Ofensivo; Choque Ligeiro; Rotinas Operacionais e Simulados; Montagem e Desmontagem de Armamento; Atendimento Pré-Hospitalar em Combate e Balística; Tiros em Retenção e Tiro Aproximado.

A Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), ofertou instruções de Fundamentos e Habilidades de Tiro de Pistola; Patrulha Urbana; e Sobrevivência Urbana.

O Departamento de Polícia Rodoviária Federal (PRF) instruiu a primeira turma com as disciplinas Princípios da Abordagem; Abordagem a Pedestres, Veículos de Passeios e Motocicletas; Conceitos Básicos de Identificação Veicular; Emboscada; e Oficinas Temáticas.

Locais de treinamento

Os locais de realização do Curso Tático Municipal para a primeira turma da Romu foram o Centro Esportivo Tancredo Neves (Tancredão); Clube de Tiro de Vila Velha (CTVV); Base DOT; Base Core; Clube de Tiro Capixaba (CTC); Academia OLS; Fazenda Solimar; Arena Parreiral; e Parque da Fonte Grande.

Leia também:

Controle interno: Vitória passou a fazer parte do Time Brasil
Residencial Santa Cecília contemplará 35 famílias de Vitória
Licitação da folha de pagamento renderá R$ 39,1 milhões
Vitória convoca professores aprovados em processo seletivo
Pazolini assina decretos que estimulam economia e gerem renda
Novo retorno da Alexandre Buaiz liberado neste domingo (18)
Prefeitura faz mutirão para limpeza na Ponte da Passagem
Projovem capacita alunos para entrar no mercado de trabalho
Controle dos semáforos do trânsito de Vitória via internet
Trânsito é liberado na região da Basílica de Santo Antônio
Vitória vai oferecer 100 mil consultas e exames oftalmológicos
Esperança e alívio: Vitória vacina pessoas com 30 anos ou mais
Vitória abre mais 5.700 novas vagas para vacinar contra a gripe
Vitória disponibiliza fisioterapia respiratória para pacientes
Procon de Vitória fiscaliza postos na Operação Petróleo Real
GCMV: Prefeitura de Vitória lança a ferramenta Cerco Móvel
Conselho dá início a nova política trabalhista em Vitória
Operação Praia Limpa retira lixo das praias e ilhas de Vitoria
Casa do Cidadão tem lista com 8.595 documentos perdidos
Retirada de lixo e educação ambiental em Camburi, sábado (3)
Prefeitura de Vitória acelera a limpeza pública e tapa-buracos
Residencial sustentável vai beneficiar 48 famílias em Vitória
Monumento vai homenagear profissionais da saúde em Vitória
Prefeitura de Vitória realiza operação tapa-buracos na cidade
Orla mais segura: Calçadão de Camburi recebe manutenção
Sinalização horizontal oferece segurança no trânsito de Vitória

TAGS:
MORADIA | TRÂNSITO | PROCON | PARQUE | SEVIÇOS | SAÚDE | SEGURANÇA | ECONOMIA | CIDADE | EMPREGOS