CIDADE
Vitória iniciará campanha Maio Amarelo nesta sexta-feira (05)
Movimento tem o propósito de chamar a atenção para o alto índice de acidentes com mortos.
Em 04/05/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A abertura da campanha será nesta sexta-feira (5), às 8 horas, no auditório da Prefeitura, com a palestra de Josimar Amaral, especialista em Direito, Educação e Segurança no Trânsito e em Logística e Transportes.
O Movimento Maio Amarelo, que tem o propósito de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes com mortos e feridos no trânsito, neste ano, tem como tema "No Trânsito, Escolha a Vida!". Em Vitória, a abertura da campanha será nesta sexta-feira (5), às 8 horas, no auditório da Prefeitura, com a palestra de Josimar Amaral, especialista em Direito, Educação e Segurança no Trânsito e em Logística e Transportes.
Josimar, que tem ampla experiência na área de trânsito, ainda é gestor de Recursos Humanos, Coach Integral Sistêmico e professor de pós-Graduação em legislação de trânsito, direção defensiva e estatística aplicada no trânsito.
Durante o evento, além da palestra, também haverá apresentação da banda da Guarda Municipal de Vitória e das crianças do Instituto Salomão, tocando violino.
Ações
Neste mês, a Setran realizará ações de educação próximo a faixas de trânsito, junto aos taxistas, em Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) e em parques da cidade. Haverá, ainda, atividades integradas e lúdicas e apresentações de teatro, Transitolândia, entre outras ações. A Guarda Municipal também está com uma série de ações educativas e de fiscalização.
Impactos
Segundo o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, no mês de maio, o objetivo é focar a campanha em pessoas que tiveram suas vidas impactadas pelas escolhas no trânsito e a palestra de abertura deverá surpreender, pois trará um retrato realista do trânsito, e apontará caminhos a seguir.
"Teremos várias ações em maio. A proposta é mostrar à sociedade a importância da adoção de boas praticas no trânsito, visando a preservação da vida. Motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres precisam estar engajados para no trânsito agirem de maneira preventiva, assim, a vida se preserva", destacou Alex.
Lesões
De acordo com o Programa Vida no Trânsito, as lesões causadas por acidentes de trânsito foram responsáveis, em 2020, por mais de 190 mil internações nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) e hospitais conveniados.
Os motociclistas são os que têm as consequências mais graves. Além dos custos hospitalares, o maior valor estimado é referente à perda de produção das pessoas (41,2%), causando o empobrecimento das famílias e em caso de morte, os custos recaem sobre a previdência social.
Em 2022, 26 munícipes de Vitória perderam a vida devido a lesões causadas por acidente de trânsito. Isso significa que, a cada 100.000 habitantes da capital, sete foram a óbito por esse motivo. Em 2020 e 2021, foram registrados 24 e 30 óbitos de munícipes, respectivamente.
Fortalecimento
"Com o objetivo de diminuir esses índices, Vitória faz parte do Programa Vida no Trânsito, cuja principal característica é o trabalho intersetorial e tem como objetivo principal o fortalecimento de políticas públicas de prevenção de lesões e mortes no trânsito, por meio da qualificação dos dados e análises epidemiológicas, planejamento, monitoramento e avaliação das ações", destacou Alex Mariano.
O gestor disse que um acidente de trânsito é algo sempre traumático. São desastres que geram marcas e prejuízos. E o pior, muitas vezes mortes e traumas que não passarão. Nossa missão é promover a responsabilidade e o compromisso social em relação ao trânsito trabalhando com a diversidade cultural e social e a formação de multiplicadores", destacou Alex, ao lembrar também da grande oportunidade do debate em maio.
Leia também:
> Obra da orla de São Pedro começa a receber novos deques
> Prefeito Lorenzo Pazolini visita obras de restauro do Mucane
> Serra inicia a Camapnha do Maio Amarelo na quinta-feira (04)
> Inscrições abertas para Festival de Cerveja Artesanal na Serra
> Cariacica realiza trabalhos preventivos de limpeza de canais
> Parques urbanos da capital passam por obras de melhorias
> Cariacica: Secretaria de Obras inaugura praça em Nova Brasília
> Viana: Gerar abre vagas para cursos profissionalizantes
> Qualificar ES oferta vagas exclusivas ao público feminino
> Escolas da Serra comemoram dia nacional de Libras
TAGS: VITÓRIA | CAMPANHA | MAIO AMARELO | POPULAÇÃO | ESTATÍSTICA | MORTES | FERIDOS