TEMAS GERAIS
Vitória intensifica as ações contra o trabalho infantil
Os trabalhadores da Semas realizaram uma ação de mobilização, na subida da Terceira Ponte
Em 20/04/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Durante a ação, uma equipe atuou na abordagem para identificação e cadastramento das crianças e adolescentes em trabalho infantil.
O Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil é 12 de junho, mas, para as equipes da Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas) o enfrentamento a essa triste realidade deve ser feito todos os dias. Por isso, nessa quinta-feira (13) os trabalhadores da Semas realizaram uma ação de mobilização, na subida da Terceira Ponte (Ponte Darcy Castelo de Mendonça), no sentido Vitória para Vila Velha, para sensibilizar e motivar a reflexão por parte da sociedade sobre as consequências negativas do trabalho infantil.
O movimento vai se repetir no próximo dia 24, das 17 às 19 horas.
De acordo com a gerente de Proteção Social Especial de Média Complexidade, Fabíola Calazans, a ação tem como objetivo contribuir com a desnaturalização do trabalho infantil e identificar crianças e adolescentes nesta violação de direitos, buscando estratégias para inseri-los nos serviços da rede socioassistencial e intersetorial.
"Precisamos despertar a sociedade sobre os malefícios do trabalho infantil. É preciso fomentar uma consciência coletiva de proteção e preservação da infância. É fundamental garantir às crianças e aos adolescentes o direito a vivências que são próprias da infância e que contribuem decisivamente para o seu desenvolvimento", ressaltou Fabíola.
A ação reuniu os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas): assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais, pedagogos, terapeutas ocupacionais e instrutores de oficinas dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), além de profissionais do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) de Vitória.
Cadastramento
Durante a ação, uma equipe atuou na abordagem para identificação e cadastramento das crianças e adolescentes em trabalho infantil. Enquanto, outro grupo trabalhou junto aos motoristas que trafegavam pelo local, com a distribuição de materiais informativos.
Nessa ação de alerta, a equipe da Semas está contando o símbolo da campanha de combate ao trabalho infantil (cata-ventos), faixas com informações sobre o trabalho infantil, folders com informações objetivas e sobre os canais de denúncia. Além disso, até o dia 24 de abril o painel eletrônico da Rodosol vai exibir a frase: "Trabalho Infantil é Crime. Ajude a acabar com essa prática".
Em Vitória, no último trimestre de 2022 foram registrados 232 casos. Com base nesses dados, a concentração de trabalho infantil está na faixa etária 0-5 anos, com17 casos (7,32%), 06-14 anos, são 118 casos
(50,86%); e 15 -17 anos, são 97 casos (41,81%).
Do total de casos registrados, 190 (81,89%) são de crianças e adolescentes de gênero masculino e, 42 (18,10%) feminino. Em 2021, o número de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil foi de 235. Em 2023, foram contabilizados 199 casos.
A secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, informou que além das ações de mobilização em espaços públicos, a Semas atua intensamente para garantia da proteção de crianças e adolescentes do trabalho infantil.
"Submeter crianças e adolescentes ao trabalho é aumentar os riscos de todo tipo de violência e deixar marcas na infância, que muitas vezes, tornam-se irreversíveis e que podem perdurar até a vida adulta. Enquanto tiver uma criança em trabalho infantil, nosso objetivo ainda não terá sido alcançado. Precisamos que a sociedade entenda os riscos e consequências do trabalho infantil e repita que o melhor é que todas as crianças estejam brincando e estudando", reforça Cintya Schulz. (Secom/PMV)
Leia também:
> EUA: Elton John pede “pé no acelerador” na luta contra a Aids
> Ondas de calor recorde matam 15 pessoas na Índia e Tailândia
> População da Índia vai superar a da China nos próximos meses
> Governo mapeia 14 mil áreas com alto risco de deslizamento
> Correios reestrutura sua carteira de imóveis abandonados
> MST ocupa fazenda utilizada pela Suzano no Espírito Santo
> STF publica decisão sobre revisão de toda vida de aposentadorias
> Agentes penitenciários anunciam paralisação nesta sexta-feira
> Prefeitura lança um novo portal turístico para Vila Velha
> Prefeitura de Nova Venécia vai implantar programa Morar Legal
> Governo proibirá contratos com empresas envolvidas em atos
TAGS: VITÓRIA | AÇÕES | TRABALHO INFANTIL | SEMAS | TRABALHADORES