CIDADE
Vitória lança plano para conservação integrada do Centro
Lançamento do Plano Estratégico de Conservação Integrada da Área Central de Vitória.
Em 22/08/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O objetivo do Plano Estratégico de Conservação Integrada é garantir o desenvolvimento adequado para a área central e o aproveitamento de suas potencialidades e da sua relação com a dinâmica socioeconômica municipal e metropolitana.
O Centro de Vitória está ganhando cara nova e recebe mais uma intervenção para sua requalificação e valorização. Na última segunda-feira (21), a Prefeitura de vitória, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), assinou a ordem de serviço para o Plano Estratégico de Conservação Integrada e Planejamento da Área Central de Vitória.
>> Vitória ocupa 2ª posição em ranking do Tesouro Nacional
O objetivo é garantir o desenvolvimento adequado para a área central e o aproveitamento de suas potencialidades e da sua relação com a dinâmica socioeconômica municipal e metropolitana. O Plano visa, também, valorizar os aspectos históricos, culturais, paisagísticos, ambientais e a infraestrutura instalada no local, além de orientar projetos, ações e intervenções legislativas e proposições de planejamento socioeconômico.
Durante o lançamento do plano, o prefeito Lorenzo Pazolini lembrou o potencial e a necessidade desses investimentos no Centro da capital.
"No Centro, temos um grande desafio, mas também uma grande oportunidade. A partir desse planejamento, valorizaremos a história, arte, entretenimento, as raízes culturais e a economia. O Centro viverá dias de reconstrução. Aqui, temos três importantes equipamentos, Fafi, Mucane e Casa Porto, que representam a história e a arte do Espírito Santo. Com o Retrofit, estamos devolvendo o protagonismo da região central", disse Pazolini.
Luciano Forrechi, secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação de Vitória, lembrou que quando uma região se desenvolve por uma política pública, que vai trazer resultado para as pessoas, automaticamente, toda a cidade ganha. "O Centro está sendo preparado para que, no futuro, sejam minimizadas as demandas que surgirem", pontuou.
Juliana Rohsner, secretária de Educação, também falou dos cuidados da gestão com o Centro, e lembrou que a primeira ordem de serviço planejamos e cuidada, no início da gestão, foi a retomada da construção da EMEF São Vicente de Paulo.
"A primeira ordem de serviço que planejamos e cuidamos, no início da gestão, foi a retomada da construção da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Vicente de Paulo, tão conhecida e aguardada. Uma escola importantíssima para nossa cidade, com 110 anos de história, reconhecida por sua qualidade de ensino e que, graças a esta gestão, atenderá 750 estudantes no Centro. Onde nasce uma escola, sempre há esperança e a certeza de dias melhores".
Retrofit
Ainda no evento, Pazolini entregou certificados para os contemplados no Programa Retrofit no Centro. Os selecionados são pessoas que apresentam condições de enquadramento no programa. Os certificados asseguram a isenção no IPTU por cinco anos.
Vanessa Abreu, gerente de projetos da Associação Alef Bet, contemplada pelo programa, fala com felicidade sobre a conquista. "Já estamos trabalhando no Centro, com a reforma do antigo Hotel Majestic. Já estamos funcionando lá com um projeto de alimentação para idosos em vulnerabilidade social e já foram feitas várias intervenções no prédio. Para nós, é uma alegria muito grande o lançamento desse programa".
Leia também:
> Modernização de iluminação faz cair valor das contas de luz
> Prefeitura de Anchieta realiza leilão de bens inservíveis
> Viana conquista nota A em transparência e confiabilidade
> Reunião do "Comdec" apresentou os avanços em Vila Velha
> Prefeitura e Cesan avançam no projeto do lago de Bananeiras
> Marataízes é destaque em Ranking de Qualidade Contábil
> Cachoeiro tem nota A em avaliação de informações fiscais
> Prefeitura realizará mutirão de cidadania em Mario Cypreste
> Vitória ocupa 2ª posição em ranking do Tesouro Nacional
> Vila Velha é nota "A" em Confiabilidade Contábil e Fiscal
TAGS: VITÓRIA | PLANO | CENTRO | CONSERVAÇÃO | ESTRATÉGICO