CIDADE

Vitória: Mais 244 botoeiras serão instaladas em cruzamentos

Até o final de agosto, Vitória contará com mais 244 botoeiras instaladas em cruzamentos.

Em 14/07/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

Em janeiro de 2021, a capital contava com somente 40 botoeiras, número que avançará para 310, ainda neste mês.

Até o final do mês de agosto, Vitória contará com mais 244 botoeiras instaladas em cruzamentos de vias de grande circulação. A instalação dos novos dispositivos, que têm como função sinalizar pontos específicos para facilitar a travessia de pedestres, teve início nesta semana.

Em janeiro de 2021, a capital contava com somente 40 botoeiras, número que avançará para 310, ainda neste mês. A Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran), em 2022, já instalou 26 dispositivos que proporcionam mais segurança aos pedestres e motoristas.

A botoeira é um dispositivo que emite sinais sonoros, visuais e vibratórios de localização, advertência e instrução e serve para auxiliar a travessia de pedestres, em especial as pessoas com deficiência visual.

Atualmente, há 66 delas instaladas em 30 cruzamentos de maior movimento na capital.  

Braille

As botoeiras têm, também, uma escrita em Braille que serve aos deficientes visuais que encontram dificuldade maior para atravessar ruas e avenidas. Os dispositivos possuem sinal sonoro, alerta de voz e estão adequadas à resolução 704/2017 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

De acordo com o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Alex Mariano, proporcionalmente, a quantidade de botoeiras instaladas em Vitória era limitada.

"Os técnicos estão nas ruas e empenhados em instalar as botoeiras no menor tempo possível", pontuou.

Critérios

O gestor explicou que os dispositivos agregam e são muito úteis à sinalização vertical nos cruzamentos de maior adensamento onde pedestres sentem dificuldade maior para se locomoverem.

Segundo Alex, as botoeiras são instaladas, na maioria dos casos, em trechos retos, onde há grande número de pedestres transitando e existe a dificuldade na travessia pela intensidade de fluxo de veículos. Todos os pontos foram avaliados pelos técnicos da Setran antes da instalação dos equipamentos.

As botoeiras ficam situadas, principalmente, em regiões próximas a comércios, escolas ou áreas que costumam, em determinados horários do dia, concentrar número elevado de pessoas para atravessar as vias no mesmo instante, permanecendo o sinal verde durante todo o restante do tempo sem comprometimento do trânsito.

"Em nenhuma hipótese a botoeira sonora deve emitir qualquer sinal sonoro ou mensagem que conflite com a indicação luminosa apresentada pelo foco de pedestres que está sinalizado, o que aumenta bastante a segurança nos cruzamentos", reforçou o secretário. (Secom/PMV)

Leia também:

Cariacica fica em quarto lugar no Estado em investimentos
> Serra: DC está atuando no combate à turfa no Mestre Álvaro
PL para erradicar extrema pobreza em Vitória vai à Câmara
Aracruz novas anuncia obras de drenagem e pavimentação
Aracruz realizou nesta terça-feira (12) a inauguração do CISI
Nova estação meteorológica vai ser inaugurada em Viana
Cariacica: Moradores da Rua Urano comemoram escadaria 
Vitória aprova obras da arena esportiva em Jardim Camburi
Linhares: Estradas rurais recebem serviços de patrolamento
PMV inicia programa de melhoria dos pavimentos da cidade

TAGS:
VITÓRIA | BOTOEIRAS | CRUZAMENTOS | INSTALAÇÃO | DISPOSITIVOS