CIDADE
Vitória participa da elaboração de ações de educação ambiental
É a única capital a integrar a formação de facilitadores para implementação do PPPZCM.
Em 21/06/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A participação de Vitória no Grupo de Facilitação e de Condução de Processos Formativos da Rede de Comunidades de Aprendizagens, como é chamado, tem motivo:
Pela riqueza ambiental de suas praias, ilhas e manguezais e pelos programas e ações ambientais que desenvolve, a cidade de Vitória é a única capital brasileira a integrar a formação de facilitadores para implementação do Projeto Político Pedagógico da Zona Costeira e Marinha do Brasil (PPPZCM), compartilhado por 17 estados costeiros.
A participação de Vitória no Grupo de Facilitação e de Condução de Processos Formativos da Rede de Comunidades de Aprendizagens, como é chamado, tem motivo:
"A atuação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) como colaboradora na construção do PPPZCM se deve à nossa atuação reconhecida em todo o território nacional nessa temática, com projetos como 'Mangueando na Educação', 'Praia Limpa', 'Vitória – Cidade Limpa' e 'Restinga de Vitória'", diz a coordenadora de Educação Ambiental, Jacirlane Mara da Luz Teixeira Carvalho.
O PPPZCM foi construído de forma coletiva por representantes dos 17 estados da costa litorânea brasileira, além do Ministério do Meio Ambiente, Ibama, ICMBIo e outras instituições ambientais. O documento traz um diagnóstico socioambiental para as áreas costeiras e marinhas, abrangendo importantes canais de circulação para transporte, comércio e pesca, além da exploração de petróleo.
Além disso, estabelece diretrizes para o desenvolvimento de processos educativos com foco no uso sustentável e na conservação da biodiversidade, com cerca de 300 ações socioeducativas, que serão realizadas até 2023.
"A participação de técnicos da Semmam no grupo, a convite da Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental (Anppea), é muito importante para levar o PPPZCM aos mais diversos atores sociais do município, visando trocar experiências e enriquecer ainda mais os projetos e iniciativas que buscam a proteção dos ambientes costeiros e marinhos em Vitória", diz Juliana Conde, técnica da Gerência de Educação Ambiental da Semmam.
Encontros on-line
As plataformas digitais estão favorecendo a capacitação dos técnicos do grupo, que têm encontros quinzenais. Iniciados em maio, já foram realizados quatro encontros, de duas horas e meia de duração cada.
"Neste momento de pandemia, a capacitação on-line é mais uma prova de que podemos aliar sustentabilidade e inovação, educação ambiental e tecnologia. Essas são as marcas da nova gestão: qualificar os técnicos, envolver os moradores e construir a Vitória do futuro", afirma o subsecretário de Qualidade Ambiental e Bem-estar Animal, Breno Panetto.
O grupo também faz debates regionais e Vitória está integrada aos participantes dos estados Rio de Janeiro e de São Paulo. Ao todo, serão 188 horas de capacitação.
"Somos cerca de 45 participantes, de 17 estados, conhecendo novas legislações, técnicas, realidades e experiências, fazendo trocas e ampliando as possibilidades de atuação", disse Juliana Conde.
Leia também:
> Superendividamento: Procon de Vitória esclarece sobre a lei
> Prefeitura de Serra relança projeto empreendedor Costurarte
> Prefeitura de Serra realiza obras que beneficiam setor pesqueiro
> Prefeitura e ONGs retiram pedras e liberam Trilha de Furnas
> Serra inicia reformas no mercado de peixes de Nova Almeida
> Serra: Pedidos de poda de árvores feitos pelo site da prefeitura
> Procon de Serra dá dicas de compras do Dia dos Namorados
> Prefeitura de Serra amplia sua frota com 16 novos carros
> Prefeitura de Serra reabre Arena Jacaraípe nesta segunda (07)
> Serra: Reuniões de planejamento da cidade iniciam hoje (07)
> Serra: Cidade da Grande Vitória que mais reduziu homicídios
> Cursos são parte da rotina dos técnicos da Defesa Civil de Serra
> Prefeitura de Serra reabre agenda para cadastro no CadÚnico
> Vidigal assina ordens de serviços para obras em Jacaraipe
> Serra apresenta seu sistema de aprovação de projetos à CBIC
> Mata Atlântica: Parque da Fonte Grande tem novos mirantes
> Nova lei proíbe nomeação de condenados por crimes sexuais
TAGS: PROCON | PARQUE | SEVIÇOS | OBRAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADE | EMPREGOS