CIDADE

Vitória: Pessoas em situação de rua viram garçons em curso

Usuários do Abrigo receberam nesta terça, o certificado de conclusão do curso de garçom.

Em 08/06/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Elizabeth Nader/PMV

Idealizado pela equipe do Abrigo em parceria com a Fundação Educacional Antônio Dadalto (Fead), esse foi o primeiro curso voltado para a capacitação e formação para pessoas em situação de rua em Vitória.

Treze pessoas usuárias do Abrigo Emergencial Transitório para Adultos e Famílias, equipamento municipal vinculado à Secretaria de Assistência Social (Semas), receberam nesta terça-feira (7) o certificado de conclusão do curso de garçom.

Idealizado pela equipe do Abrigo em parceria com a Fundação Educacional Antônio Dadalto (Fead), esse foi o primeiro curso voltado para a capacitação e formação para pessoas em situação de rua em Vitória.

A solenidade de formatura contou com a participação do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, da vice-prefeita, Capitã Stefan, da secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, representantes de outras secretarias municipais, do setor de bares e restaurantes, técnicos da rede socioassistencial do município e da fundação.

Ao receberem o diploma, os mais novos garçons da cidade foram unânimes em afirmar que, agora, sonham com o primeiro dia de trabalho como profissionais no ramo. Com o diploma em mãos, Valéria Lúcia da Silva Ramos disse que não via a hora de ter um emprego e recomeçar sua vida.


Foto: Elizabeth Nader/PMV

O colega de turma e também formando Paulo Cezar Missias Rodrigues disse que o novo diploma vem agregar mais conteúdo, mais profissionalização e outra experiência de vida, além de conhecimento do setor.

Paulo, que já frequentou outros cursos antes de chegar ao Abrigo, declarou que:

"O conteúdo, a atenção e a paciência do professor do curso de garçom foram o grande diferencial em comparação a outros cursos que já frequentei. Esse curso fez sentido para minha vida, além da qualificação".

Paulo Cezar já é formado em Tecnologia da Informação e está fazendo o curso de Segurança da Informação.

"Receber o diploma de conclusão do curso é a realização de um sonho. Significa uma conquista sem precedentes. Eu tenho um sonho de resgatar minha dignidade, voltar para o convívio familiar e social saudáveis e, ser absorvido pelo mercado de trabalho", disse o aluno Célio, no discurso, como orador da turma.

Erradicação da pobreza

Na solenidade de formatura, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, falou da ação da administração para erradicação da pobreza, com a oferta do cartão Vix+Cidadania no valor de R$ 105,01 básica para mais de 5,4 mil pessoas que vivem em extrema pobreza no município.

"Esses desafios que nos movem. De trazer oportunidades e abrir caminhos que se fecharam há 10, 20, 30 anos. Mas, em um dado momento, isso vai mudar. Estamos mostrando que vocês decidiram mudar e nós somos instrumentos para vocês mudarem de vida", destacou.

Abrigo

Na solenidade de formatura, a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, fez questão de fazer um resgate histórico da criação do Abrigo Emergencial, que está prestes a completar um ano de existência.

"Em julho de 2021, fizemos a escolha de abrir um espaço com 40 vagas, para 40 pessoas, para 40 vidas terem uma nova possibilidade de superação de sua trajetória em situação de rua", contou ela.

Cintya lembrou ainda que tal atitude adotada pela gestão possibilitou o aumento de 25% da capacidade de atendimento a pessoas em situação de rua ainda no primeiro semestre de 2021.

"Não foi só oferecer mais vagas. Não foi só atender. É atender mais e melhor. Isso que perseguimos todos os dias. Temos o lema: A gente persiste e nunca desiste. A Assistência Social de Vitória nunca desiste de vocês (o grupo forma por pessoa em situação de rua)", afirmou ela.

Orgulho

A secretária fez questão de expressar o orgulho da equipe pelos formandos.

"Estamos orgulhosos da decisão que cada um tomou; da proposta que aceitaram. Foi feito um convite e vocês, formandos, aceitaram. Agora, saem com o certificado para apresentar no mercado de trabalho e mudar a trajetória de vida", finalizou emocionada.

A gerente da Fundação Educacional Antônio Dadalto, Eliane Fernandes, falou da satisfação em atender à solicitação feita pelo Abrigo Emergencial para a oferta do curso.

"Sentimos muita felicidade em fazer parte dessa mudança na vida dessas pessoas em situação de vulnerabilidade". (Secom/PMV)

Leia também:

Vila Velha conclui reordenação do trânsito no bairro Itapuã
Vitória autoriza obras na Curva da Jurema e cria novo parque
Prefeitura de Vitória vai revitalizar orla do bairro São Pedro
Quinze bairros da Serra recebem saneamento e obras
Linhares distribui uniformes para as escolas do município
Prefeitura de Vila Velha reforma a Escola de Terra Vermelha
Serra celebra o 3 de junho, o dia da educação ambiental
São Mateus destaca uma força tarefa para limpeza urbana
Em 17 meses, Serra contemplou 32 bairros com lâmpadas de LED
Idaf realiza ações educativas em escolas públicas do Estado

TAGS:
VITÓRIA | CURSO | GARÇOM | ABRIGO | SITUAÇÃO DE RUA