EDUCAÇÃO
Vitória: Plantão pedagógico fortalece parceria entre famílias
O plantão pedagógico realizado nas 54 Emef de Vitória foi desenvolvido de modo efetivo.
Em 01/06/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O principal objetivo da ação é promover a participação efetiva das famílias no ambiente escolar, de forma que sejam mais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.
Novidade proposta pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) para o ano letivo 2022, o plantão pedagógico realizado nas 54 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) foi desenvolvido de modo efetivo, sendo marcado como um momento de construção, integração e diálogo entre família, estudantes e escola. Anteriormente, o momento tinha a presença somente dos pais, mães ou responsáveis junto à equipe pedagógica das unidades de ensino. A partir deste ano, os estudantes também participam, fortalecendo o protagonismo juvenil.
O principal objetivo da ação é promover a participação efetiva das famílias no ambiente escolar, de forma que sejam mais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Além disso, visa a fortalecer a confiança e a relação entre escola e família.
A iniciativa fez a diferença na Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Anacleta Schneider Lucas, no bairro Fonte Grande. A unidade de ensino registrou a presença de 90% das famílias dos 262 estudantes matriculados na escola.
"É um instrumento fundamental para a mobilização das famílias, para estarem dentro da escola, vivenciado questões pedagógicas e sobre a vida escolar dos filhos. Tivemos uma participação massiva neste ano e, mesmo os que não vieram, justificaram a ausência. Nós nos programamos para atender em diversos horários, para poder atender a todos que vieram", disse a diretora da unidade de ensino, Penha Azevedo.
Yone Fagunges, mãe do estudante Rafael Lira, do 9º ano, aprovou a atividade.
"A experiência foi maravilhosa. Foi importantíssimo para me esclarecer como posso ajudar meu filho em sua trajetória escolar. Fui bem recebida e ouvida na oportunidade, por isso parabenizo todos os profissionais da escola", afirmou.
Experiência positiva
Na Emef TI Izaura Marques da Silva, em Andorinhas, a equipe escolar também ficou satisfeita com os resultados e considerou que o os objetivos foram alcançados. Dentre eles, segundo o diretor da unidade de ensino, Ivan Lana, estão: melhor compreensão do processo ensino-aprendizagem por parte das famílias; ampliação do conceito do tempo integral por parte de todos os agentes envolvidos no processo; diálogo e escuta atenta das famílias na presença dos estudantes; apontamentos construtivos para melhoria da qualidade de vida dos estudantes junto às famílias.
"A presença da família e do estudante na escola foi primordial para que os laços fossem firmados, didática e pedagogicamente dizendo. Essa oportunidade se fez num processo coletivo, no qual toda a equipe trabalhou para que tivéssemos um resultado positivo", disse o diretor.
Maria Aparecida, mãe dos estudantes Leonardo e Jhonatan, ambos do 9º ano, fez questão de ir ao plantão pedagógico.
"Eu achei muito bom, foi importante a nossa conversa, tanto pra mim, quanto pra eles. Nossos filhos precisam de profissionais dedicados como os dessa escola. Assim, podemos saber como ajudá-los a melhorar seu desempenho", avaliou.
Família presente
Na Emef TI Eunice Pereira Silva, em Tabuazeiro, o plantão também foi bem avaliado.
"Ao unir a vinda do estudante com os responsáveis à escola, para juntos conversarem com os professores sobre a aprendizagem e traçarem objetivos e metas para aprimorar o conhecimento e desenvolvimento pedagógico, o índice de comparecimento dos familiares superou as expectativas dos plantões anteriores", pontuou a diretora da unidade de ensino, Eliane Amorim.
Segundo ela, o momento foi importante para discutir diversos itens relacionados ao processo de ensino-aprendizagem, como: comportamento, notas, frequência, desenvolvimento e tarefas escolares, sendo diferente da reunião de familiares geral que possui aspectos mais administrativos, em que os recados são generalizados para todos os discentes e seus responsáveis.
Pedro Martins, pai do estudante Gustavo, aprovou a experiência e agradeceu a equipe da escola.
"Gostaríamos de agradecer toda a equipe da escola. Acredito que a família é a base da educação e que o diálogo entre pais e educador de cada disciplina, frente a frente, com participação do filho, foi muito importante e esclarecedor. Cada professor fez uma avaliação importantíssima, ficamos felizes em ouvi-los de formas diferentes até no olhar, sentir e incentivar nosso filho a superar as dificuldades, melhorar o aprendizado com foco e enfrentamento a desafios. Sentimos que podemos confiar no trabalho desenvolvido pela escola e com certeza a comunidade escolar saiu vitoriosa com essa iniciativa", disse. (Secom/PMV)
Leia também:
> Inscrições para Nossa Bolsa 2022/02 começam nesta quarta
> Alunos de escolas da Serra recebem projeto "Patrulha Canina"
> O ES vai investir mais de meio bilhão de reais na Educação
> Prefeitura da Serra homologa Diretrizes da Educação Especial
> Seme convoca professores para atuar nas unidades de ensino
> Aluno da Rede Estadual é aprovado em intercâmbio nos EUA
> Enem: prazo para pagar a taxa de inscrição acaba nesta sexta
> ‘Dia da Família na Escola’ é realizado em uma escola da Serra
> Defesa Civil de Cachoeiro leva orientações para as escolas
> Inscrições abertas para projeto de introdução à computação
TAGS: PLANTÃO | PEDAGÓGICO | VITÓRIA | ESCOLAS | FAMÍLIA