EDUCAÇÃO

Vitória: Plantão pedagógico fortalece parceria entre famílias

O plantão pedagógico realizado nas 54 Emef de Vitória foi desenvolvido de modo efetivo.

Em 01/06/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

O principal objetivo da ação é promover a participação efetiva das famílias no ambiente escolar, de forma que sejam mais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.

Novidade proposta pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) para o ano letivo 2022, o plantão pedagógico realizado nas 54 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) foi desenvolvido de modo efetivo, sendo marcado como um momento de construção, integração e diálogo entre família, estudantes e escola. Anteriormente, o momento tinha a presença somente dos pais, mães ou responsáveis junto à equipe pedagógica das unidades de ensino. A partir deste ano, os estudantes também participam, fortalecendo o protagonismo juvenil.

O principal objetivo da ação é promover a participação efetiva das famílias no ambiente escolar, de forma que sejam mais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Além disso, visa a fortalecer a confiança e a relação entre escola e família.

A iniciativa fez a diferença na Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Anacleta Schneider Lucas, no bairro Fonte Grande. A unidade de ensino registrou a presença de 90% das famílias dos 262 estudantes matriculados na escola.

"É um instrumento fundamental para a mobilização das famílias, para estarem dentro da escola, vivenciado questões pedagógicas e sobre a vida escolar dos filhos. Tivemos uma participação massiva neste ano e, mesmo os que não vieram, justificaram a ausência. Nós nos programamos para atender em diversos horários, para poder atender a todos que vieram", disse a diretora da unidade de ensino, Penha Azevedo.

Yone Fagunges, mãe do estudante Rafael Lira, do 9º ano, aprovou a atividade.

"A experiência foi maravilhosa. Foi importantíssimo para me esclarecer como posso ajudar meu filho em sua trajetória escolar. Fui bem recebida e ouvida na oportunidade, por isso parabenizo todos os profissionais da escola", afirmou.

Experiência positiva

Na Emef TI Izaura Marques da Silva, em Andorinhas, a equipe escolar também ficou satisfeita com os resultados e considerou que o os objetivos foram alcançados. Dentre eles, segundo o diretor da unidade de ensino, Ivan Lana, estão: melhor compreensão do processo ensino-aprendizagem por parte das famílias; ampliação do conceito do tempo integral por parte de todos os agentes envolvidos no processo; diálogo e escuta atenta das famílias na presença dos estudantes; apontamentos construtivos para melhoria da qualidade de vida dos estudantes junto às famílias.

"A presença da família e do estudante na escola foi primordial para que os laços fossem firmados, didática e pedagogicamente dizendo. Essa oportunidade se fez num processo coletivo, no qual toda a equipe trabalhou para que tivéssemos um resultado positivo", disse o diretor.

Maria Aparecida, mãe dos estudantes Leonardo e Jhonatan, ambos do 9º ano, fez questão de ir ao plantão pedagógico.

"Eu achei muito bom, foi importante a nossa conversa, tanto pra mim, quanto pra eles. Nossos filhos precisam de profissionais dedicados como os dessa escola. Assim, podemos saber como ajudá-los a melhorar seu desempenho", avaliou.

Família presente

Na Emef TI Eunice Pereira Silva, em Tabuazeiro, o plantão também foi bem avaliado.

"Ao unir a vinda do estudante com os responsáveis à escola, para juntos conversarem com os professores sobre a aprendizagem e traçarem objetivos e metas para aprimorar o conhecimento e desenvolvimento pedagógico, o índice de comparecimento dos familiares superou as expectativas dos plantões anteriores", pontuou a diretora da unidade de ensino, Eliane Amorim.

Segundo ela, o momento foi importante para discutir diversos itens relacionados ao processo de ensino-aprendizagem, como: comportamento, notas, frequência, desenvolvimento e tarefas escolares, sendo diferente da reunião de familiares geral que possui aspectos mais administrativos, em que os recados são generalizados para todos os discentes e seus responsáveis.

Pedro Martins, pai do estudante Gustavo, aprovou a experiência e agradeceu a equipe da escola.

"Gostaríamos de agradecer toda a equipe da escola. Acredito que a família é a base da educação e que o diálogo entre pais e educador de cada disciplina, frente a frente, com participação do filho, foi muito importante e esclarecedor. Cada professor fez uma avaliação importantíssima, ficamos felizes em ouvi-los de formas diferentes até no olhar, sentir e incentivar nosso filho a superar as dificuldades, melhorar o aprendizado com foco e enfrentamento a desafios. Sentimos que podemos confiar no trabalho desenvolvido pela escola e com certeza a comunidade escolar saiu vitoriosa com essa iniciativa", disse. (Secom/PMV)

Leia também:

Inscrições para Nossa Bolsa 2022/02 começam nesta quarta
Alunos de escolas da Serra recebem projeto "Patrulha Canina"
O ES vai investir mais de meio bilhão de reais na Educação
Prefeitura da Serra homologa Diretrizes da Educação Especial
Seme convoca professores para atuar nas unidades de ensino
Aluno da Rede Estadual é aprovado em intercâmbio nos EUA
Enem: prazo para pagar a taxa de inscrição acaba nesta sexta
> ‘Dia da Família na Escola’ é realizado em uma escola da Serra
Defesa Civil de Cachoeiro leva orientações para as escolas
Inscrições abertas para projeto de introdução à computação

TAGS:
PLANTÃO | PEDAGÓGICO | VITÓRIA | ESCOLAS | FAMÍLIA