SAÚDE
Vitoria realiza 10ª Conferência Municipal de Saúde
O evento aconteceu no auditório da Faculdade FAESA-Vitória.
Em 14/07/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Usuários, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) reuniram-se nesta quarta e quinta-feiras (12 e 13) para a 10ª Conferência Municipal de Saúde. O evento aconteceu no auditório da Faculdade FAESA-Vitória, em Monte Belo, e teve como tema central "A defesa do SUS como patrimônio democrático para promoção da cidadania e fortalecimento da dignidade humana".
O objetivo da conferência é impulsionar, reafirmar e buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS); mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade, fortalecendo o controle social; e aprovar as diretrizes que subsidiarão a construção do Plano Municipal de Saúde – 2018 a 2021.
A mesa de abertura foi composta pela secretária municipal de Saúde e também Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cátia Lisboa; pelo Médico de Família e Sanitarista da Secretaria Estadual de Saúde (SESA), Francisco José Dias; pela Vereadora Neuzinha de Oliveira e pelo representante dos usuários da Associação de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS (APVHA) do Espírito Santo , Sidney Parreiras.
A palestra proferida pelo médico Francisco José Dias destacou os desafios de avançar na gestão e nos resultados de saúde, a atenção à Saúde, a contribuição de cada um, o diagnóstico e as medidas de gestão, entre outros. Para ele, a conferência funciona como um direcionador de prioridades para a gestão organizar as políticas de saúde.
“Vitória, que já tem uma rede de serviços muito consolidada, deve continuar trabalhando na construção da eficiência pra garantir, cada vez mais, a melhoria do acesso do usuário ao serviço de saúde”, sugeriu.
Avaliações
O Prefeito de Vitória, Luciano Rezende, destacou a valorização do governo horizontal e compartilhado, “a democracia é uma mesma cena sendo observada por vários ângulos, essas idéias vão produzindo uma maturidade e uma compreensão daqueles desafios que nós precisamos vencer”, afirma.
Já a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, ressaltou a importância deste momento de construções e sugestões. “Nós só estamos em lugares diferentes, mas com o mesmo objetivo, que possamos fazer um movimento conciso e de construção para que este plano tenha a cara e o retrato do nosso município. O sistema não vive só com o corpo de gestor, ele conta com o trabalhador e usuários e é esse movimento todo que nos mobiliza”, ressalta.
Atrações
A atração cultural ficou por conta dos Musicoterapeutas Alexandre Araújo e Sebastião Matos. A ocasião também contou com Grupos de Geração de Renda do Caps II, Ilha de Santa Maria e Caps III, São Pedro, com vendas de produtos artesanais e biscoitos produzidos pelos alunos.
Eixos
Os participantes da conferência fizeram os debates de acordo com os cincco eixos temáticos propostos: Rede de Atenção à Saúde centrada do Cidadão, Vigilância em Saúde, Participação e Controle Social, Regulação Controle e Avaliação e Auditoria e Gestão (valorização do trabalho e da educação em saúde, Promoção da Saúde e Financiamento do SUS).