SAÚDE

Vitória realiza ação de combate ao mosquito da dengue

A Prefeitura de Vitória realiza uma ação de combate ao mosquito nesta quarta-feira (26)

Em 25/11/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Leonardo Silveira/Divulgação/Prefeitura de Vitória

A iniciativa tem como objetivo alertar a população sobre os riscos da doença, e a importância dos cuidados para evitar a proliferação dos mosquitos.

Com a proximidade do verão, período marcado por temperaturas elevadas e aumento das chuvas, cresce também a preocupação com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Por isso, a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) realiza, nesta quarta-feira (26), a partir das 8 horas, uma mobilização social contra a dengue no bairro Grande Vitória.

A iniciativa tem como objetivo alertar a população sobre os riscos da doença, e a importância dos cuidados para evitar a proliferação dos mosquitos.

Durante a ação, os agentes de Combate à Endemias do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental realizarão visitas domiciliares para orientar os moradores e vistoriar os imóveis para eliminação, tratamento de possíveis criadouros do mosquito, além de fazer a orientação educativa ao morador.

A ação também contará com a equipe da Central de Serviços, que vai realizar limpeza e recolhimento de materiais que possam servir de criadouro para o Aedes aegypti. Os moradores da região foram orientados a deixar o lixo para coleta na noite desta terça-feira (25), facilitando o trabalho das equipes durante a ação.

Além disso, também haverá uma caminhada com a participação de crianças que estudam nos CmeiI's da região, saindo da US Grande Vitória até a Praça Aylton Galant. Ao final da caminhada, a equipe de Educação em Saúde Ambiental promoverá atividades educativas, orientações e gincanas com os alunos dos Cmei's da região e moradores, reforçando as medidas de prevenção contra o mosquito transmissor da dengue.

"Essa ação é importante pois além de mobilizar a população recordamos de alguns cuidados básicos que devemos ter durante todo o ano mas que com a aproximação do verão e dos períodos de chuvas devemos redobrar o cuidado com nossa casa e quintais para evitarmos possíveis criadouros do mosquito uma vez que 80% dos focos são encontrados dentro das residências", destaca a diretora do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental, Wanessa Andrade. (Secom/PMV)

Leia também:

Projeto de saúde tem como foco o envelhecimento ativo
Saúde da Serra promove um curso de Teste do Pezinho
População pode se vacinar sem agendamento em Vila Velha
Anchieta realiza programação especial do Novembro Azul
Mutirão de Teleconsultas garante atendimento mais rápido
Guarapari entrega Unidade de Saúde Dr. Roberto Calmon

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET