DIREITOS HUMANOS
Vitória reduz em quase 33% o número de adolescentes grávidas
No município de Vitória, nos últimos cinco anos houve uma redução significativa de 32,94%.
Em 25/07/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Para reduzir cada vez mais a gravidez na adolescência, a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) promove a saúde e o bem-estar dos adolescentes.
Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows
No município de Vitória, nos últimos cinco anos houve uma redução significativa de 32,94% no número de adolescentes grávidas. De acordo com o Sistema Nacional de Nascidos Vivos, 2014, em 2019, um total de 434 meninas com idade entre 14 e 19 anos ficaram grávidas. Em 2023, esse número foi de 291.
>> Mortes violentas no Brasil diminuem 3,4% no ano de 2023
Para reduzir cada vez mais a gravidez na adolescência, a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) promove a saúde e o bem-estar dos adolescentes.
No município são desenvolvidas diversas ações que contribuem para a garantia dos direitos à saúde dos adolescentes e jovens, como atendimento médico e de enfermagem; atendimento odontológico; atendimento psicológico; disponibilização da caderneta de saúde do adolescente; vacinas, medicamentos e exames; verificação de pressão arterial, além de ações específicas para prevenção da gravidez na adolescência como orientação sobre sexualidade, gravidez não planejada, métodos contraceptivos e infecções sexualmente transmissíveis, como HIV/AIDS; promoção de ações de saúde sexual e reprodutiva, distribuição gratuita de preservativos masculinos e femininos, e de todos os métodos contraceptivos, conforme protocolos e diretrizes.
Outra ação fundamental para a prevenção da gravidez na adolescência é o Programa Saúde na Escola (PSE), uma parceria com as escolas, onde um dos temas abordados é prevenção na gravidez na adolescência.
Leia também:
> Brasil apresenta proposta de aliança global contra a fome
> Mortes violentas no Brasil diminuem 3,4% no ano de 2023
> Mais duas famílias de Anchieta recebem a casa própria
> A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país
> Isenção de IPVA é estendida a pessoas com deficiência auditiva
> Mulheres indígenas do ES e MG participam de Oficina de Parteira
> Mês de julho celebra mulheres negras e a luta antirracista
> Alguns dos principais marcos do movimento LGBTI+ no Brasil
TAGS: VITÓRIA | ADOLESCENTES | JOVENS | GRÁVIDAS | PROGRAMA