TEMAS GERAIS

Vitória: SEMAS e a Delegacia do Idoso firmam uma parceria

Semas e a Depi, estão unindo forças para intensificar ações de proteção dos direitos sociais

Em 25/03/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

O primeiro passo foi dado com a realização de uma reunião entre representantes das duas instituições, na manhã da quinta-feira (24), na Casa do Cidadão, em Maruípe.

A Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas), por meio da gerência de Proteção Social Especial de Média Complexidade e a Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso (Depi), estão unindo forças para intensificar as ações de proteção dos direitos sociais e de combate às violações de diretos contra a pessoa idosa e com deficiência. O primeiro passo foi dado com a realização de uma reunião entre representantes das duas instituições, na manhã da quinta-feira (24), na Casa do Cidadão, em Maruípe.

A gerente de Proteção Social Especial de Média Complexidade Fabíola Calazans, relatou que as equipes estão percebendo à necessidade de todos que atuam na área de atendimento à pessoa idosa, dialoguem para juntos traçarem estratégias de intervenção que superem as ações  isoladas de cada instituição.

"A pessoa idosa não tem esse tempo de espera. As medidas voltadas para eles precisam estar conectadas  com o tempo do idoso. Isso é desafiador. Não podemos falhar nas intervenções. Precisamos superar as fragilidades de cada instituição, estabelecer diálogo e pensar estratégias de intervenção que alcance a pessoa idosa e com deficiência (PCD) nas suas diferentes necessidades. Só assim a pessoa idosa e a pessoa com deficiência terão um envelhecimento protegido", justificou Fabíola.

Calazans explicou que a Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso (Depi) atua nas situações de crimes cometidos contra o idoso, enquanto os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) fazem o enfrentamento para o fortalecimento da função protetiva do idoso e PCD.

"Essa reunião de hoje marca o reinício da aproximação da Delegacia com a Semas e, com certeza, com todos os outros serviços da cidade, que atuam com a pessoa idosa e com deficiência", comemorou ela.

Para a delegada da Depi, Milena de Oliveira Gireli, o estreitamento da relação entre as duas instituições - Delegacia e Semas - é mais uma forma de ajudar o idoso no combate à violência criminal e social.

"Trabalhar a questão criminal, envolvendo o idoso, quase sempre "esbarra" na questão social. Essa parceria vai nos permitir fazer um atendimento mais personalizado", afirmou a delegada.  

A secretária de Assistência Social de Vitória, Cintya Shulz, contou que a orientação que vem repassando às equipes que compõem a rede socioassistencial do município é que se intensifique às ações para conscientizar a população quanto à importância do respeito à integridade física e psíquica da pessoa idosa e estimulem a denúncia de violações de direitos dos idosos.

A subsecretária de Proteção Social Especial, Carla Scardua Shalders, acrescentou que na Proteção Social Especial deve-se voltar o olhar para as potências dos sujeitos, das famílias e dos territórios e favorecê-las.

"Devemos atuar no fortalecimento dos sujeitos e famílias, garantindo, em articulação com a rede socioassistencial e com as demais políticas públicas e setores da administração pública ", ressaltou ela. (Secom/PMV)

Leia também:

Governo lança operação contra desmatamento na Amazônia
Com preços fixados, táxi ganha espaço da Uber e 99 no Brasil
Guarapari: Procon realiza Semana de Negociação de Dívidas
Buscas em Petrópolis continuam para encontrar as vítimas
Presidente dos EUA vai a Bruxelas anunciar mais sanções à Rússia
Apenas 7% dos rios da Mata Atlântica têm boa qualidade
Depois de temporal, Petrópolis faz buscas a desaparecidos
Avião com 132 pessoas cai em área montanhosa na China
Novo temporal em Petrópolis deixa pelo menos cinco mortos
Rússia confirma que usou mísseis hipersônicos na Ucrânia

TAGS:
VITÓRIA | SEMAS | DEPI | PROTEÇÃO | DIREITOS