CIDADE

Vitória terá primeira sede própria do Crai a partir de julho

Vitória terá primeira sede própria do Centro de Referência de Atendimento ao Idoso em julho

Em 13/11/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Marcos Salles/PMV

Destinado a pessoas com mais de 60 anos que enfrentam dificuldades funcionais, o Crai receberá os pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde de Vitória.


Siga @CCNEWSFM no Instagram

Vitória dá mais um passo pioneiro em serviços de saúde e cuidado com os moradores. Em julho de 2025, os idosos da cidade poderão contar com o primeiro Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (Crai) em uma sede própria, dedicada exclusivamente ao atendimento especializado para quem mais precisa. Essa nova estrutura abrigará uma equipe multiprofissional com geriatras, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e fonoaudiólogos.

>> Guarda-corpos do Parque Moscoso recebem restauração

Destinado a pessoas com mais de 60 anos que enfrentam dificuldades funcionais, o Crai receberá os pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde de Vitória. A nova sede está em construção na Ilha de Santa Maria e atenderá a uma demanda de 30 anos da comunidade, sendo o primeiro espaço no Estado dedicado exclusivamente ao atendimento do idoso. As obras, iniciadas em novembro de 2023, contam com um investimento de R$ 7.420.000,00.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, acompanhou o progresso das obras na manhã desta terça-feira, junto à secretária de Saúde, Magda Lamborghini; o secretário de Obras, Gustavo Perin; o deputado estadual Deninho Silva; o vereador eleito Camilo Neves; e lideranças comunitárias.

"Vitória é a capital brasileira da longevidade. Nosso povo vive muito, mas precisa viver bem, com saúde e qualidade de vida. E, para garantir esse bem-estar, estamos construindo a primeira sede própria do Centro de Referência de Atendimento ao Idoso de Vitória. As obras estão em estágio avançado", declarou o prefeito Lorenzo Pazolini. "Em breve, vamos inaugurar mais um equipamento importante para a cidade."

A secretária de Saúde, Magda Lamborghini, destacou a infraestrutura do Crai:

"Geriatria, fisioterapia, assistência social, psiquiatria, psicologia... Vamos contar com uma sala sensorial para diagnóstico de doenças da idade avançada, como a demência. É uma obra esperada por todos da saúde e vai triplicar nossa capacidade de atendimento."

A diretora do Crai, Priscila Yumi, celebrou a realização desse projeto.

"Estamos a poucos meses de entregar um serviço essencial e humanizado para os nossos idosos. Essa obra é aguardada há quase 30 anos e, agora, finalmente vai transformar a realidade de muitos. É um investimento no nosso futuro."

Para o deputado Deninho Silva, o Crai reafirma Vitória como referência.

"Vitória já se destaca em várias áreas. Com essa sede, também se torna um exemplo no cuidado com a população idosa, tanto para a cidade quanto para o Espírito Santo."

O vereador eleito Camilo Neves falou sobre o valor do amparo ao idoso.

"Por muito tempo, o idoso foi esquecido. Mas ver essa conquista, a primeira no Espírito Santo, mostra o compromisso da gestão com todos os segmentos da sociedade."

Representando o movimento comunitário do Romão, Isolino Ramos, de 74 anos, compartilhou seu sentimento.

"Antes, a gente sentia que os idosos eram esquecidos. Hoje, 30 anos depois do primeiro pedido da comunidade, vejo com alegria a atenção ao idoso. Isso é cuidar das pessoas."

Estrutura

Atualmente, o Crai funciona no Centro Municipal de Especialidades de Vitória, no bairro Mário Cypreste, onde o espaço limitado tem aumentado a fila de espera. O novo prédio, com dois pavimentos, estacionamento e acessibilidade por elevadores e escadas, será compartilhado com a Unidade de Saúde da Ilha de Santa Maria, seguindo as normas do Corpo de Bombeiros.

Com essa estrutura, a Prefeitura de Vitória promoverá mais acessibilidade e conforto aos usuários, oferecerá melhores condições de trabalho aos profissionais e aumentará o número de salas para atendimento. (Secom/PMV)

Leia também:

Guarda-corpos do Parque Moscoso recebem restauração
Prefeitura de Anchieta inaugura uma nova praça em Iriri
Linhares terá 2 UBS funcionando no feriadão da Proclamação 
Aracruz é destaque nacional: Nota A+ em gestão fiscal e financeira
Prefeitura de Vitória inaugura campo de grama sintética 
Academia ao ar livre é entregue no bairro Agostinho Simonato
Enem 2024: Ruas de Lazer e Ciclofaixas estarão suspensas
Vila Velha discute ações preventivas para período chuvoso
Mutirão de Renegociação de Dívidas segue em Cachoeiro

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET