CIDADE

Vitória: Vigilância Sanitária é 1ª no ES com fiscalização digital

Vigilância de Saúde da capital passa a ser a 1ª no Estado a implantar a fiscalização digital.

Em 11/11/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Elizabeth Nader/PMV

Sem a tecnologia, as notificações eram preenchidas de maneira manual, o que demandava maior tempo, além disso, era utilizado carbono, passível de erros e rasuras havendo ainda excesso de peso para o fiscal.

Mais uma vitória da Saúde! Para aprimorar ainda mais o trabalho da Vigilância Sanitária (Visa), a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) adquiriu tablets que serão utilizados nas inspeções sanitárias. Com isso, a Vigilância de Saúde da capital passa a ser a primeiro no Estado a implantar a fiscalização digital.

Na tarde desta quinta-feira (10), o prefeito de Vitória, Lorenzo Paozlini, juntamente com a secretária de Saúde, Joanna De Jaegher, entregou 55 tablets aos servidores da Visa. A entrega aconteceu na sala de reuniões da Prefeitura.

"Hoje estamos dando mais um passo bastante significativo. Um salto de qualidade. Me causa surpresa, nos tempos de hoje, o auto ser lavrado utilizando papel carbono e depois ainda ser escaneado. Então, hoje, temos a felicidade de ser a primeira cidade do estado do Espírito Santo a digitalizar o trabalho, possibilitando o ganho em produtividade e eficiência. O cidadão vai ganhar, pois outros estabelecimentos poderão ser instruídos e visitados. Vamos sair da idade da pedra lascada e ingressar no momento novo da Vigilância, com responsabilidade mas sempre atuando em prol do cidadão. Aprimorar os serviços da Vigilância com a tecnologia visa a maior transparência e agilidade nos serviços prestados ao cidadão", destacou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

A secretária de Saúde, Joanna de Jaegher, falou sobre a importância do trabalho desenvolvido pela Visa e que a atuação das equipes é essencial para a proteção de qualquer cidadão.

"Estamos atuando fortemente em um pacote de melhorias, como a criação da junta de julgamento de autos de infração, o novo Código de Vigilância em Saúde, o trabalho híbrido e na gestão da qualidade com certificação ISO 9001/2015. Hoje, estamos entregando os tablets que irão aprimorar ainda mais o trabalho desenvolvido por esta equipe. Com o equipamento, será possível realizar o registro em tempo real dos dados com georreferenciamento, garantindo maior velocidade na lavratura. Além disso, os servidores terão no equipamento o crachá digital com QR Code para conferência da identidade do servidor", frisou.

Sem a tecnologia, as notificações eram preenchidas de maneira manual, o que demandava maior tempo, além disso, era utilizado carbono, passível de erros e rasuras havendo ainda excesso de peso para o fiscal.

"O principal objetivo é que a Vigilância Sanitária preste serviço de forma rápida, desburocratizada, moderna e transparente. O tablet possibilita agora a consulta de todos os dados referente ao imóvel ou empresa fiscalizados. Outra novidade é o preenchimento das notificações e demais termos lavrados pelo tablet", disse o gerente da Vigilância Sanitária, Alexandre Lorencete.

Cada aparelho possui acesso à internet, fone de ouvido, câmera para registro da ação, e demais acessórios que contribuem na agilidade do serviço dos técnicos, principalmente no exercício da fiscalização.

Esta ação teve apoio das Secretarias de Governo e da Fazenda e Subsecretaria de Tecnologia da Informação. (Secom/PMV)

Leia também:

> Linhares inicia pavimentação asfáltica de pistas de caminhada
Nova Bethânia terá iluminação de Led em 100% das ruas
Mais luz: bairro José de Anchieta com iluminação 100% LED
Obras de macrodrenagem avançam no centro de Linhares
Cachoeiro mantém benefícios para pagar IPTU até 2025
Sala do Empreendedor já realizou mais de 50 mil atendimentos
Serra investe R$ 111 milhões em drenagem e pavimentação
Vitória faz um mutirão para emissão da carteira de trabalho
PMVV: Ação de demolição retoma área pública em Coqueiral
Novembro azul: pontos da Serra ganham iluminação especial
Prefeitura de Aracruz vai iluminar pista do Parque do Cupido

TAGS: 
VITÓRIA | VIGILÂNCIA SANITÁRIA | FISCALIZAÇÃO | DIGITAL | SEMUS