CIDADE

Vitória zera a fila de espera para pessoas em situação de rua

Um dos grandes desafios enfrentados pelos municípios é abrigar pessoas em situação de rua.

Em 23/09/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Jansen Lube/PMV

Além dos serviços de acolhimento a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realiza o trabalho de acompanhamento e monitoramento dessas pessoas em situação de rua.

Um dos grandes desafios enfrentados pelos municípios é abrigar pessoas em situação de rua. Em Vitória, a espera daqueles que aceitaram abrigamento e pleiteavam uma vaga nos serviços de acolhimento da capital foi zerada, após a inauguração do Serviço de Acolhimento Emergencial Transitório, em julho deste ano.

"Ter o compromisso com quem mais precisa é uma premissa da gestão Lorenzo Pazolini. Ter implantado o Serviço Emergencial Transitório, por meio da Semas, na parte continental da cidade, marca um momento de conseguir atender a todas as demandas por acolhimento para pessoas em situação de rua no município de Vitória. Uma entrega para toda a cidade de Vitória", pontua Citya Schulz, Secretária de Assistência Social de Vitória.

"É um Marco histórico para a cidade de Vítoria que por muitos anos tinha uma demanda reprimida para serviço de acolhimento para a população em situação de rua. Dessa forma, garantimos a segurança de acolhida estendendo proteção social para essa população que se encontra em alto grau de vulnerabilidade", diz Carla Mognato Scardua Shalders, Subsecretária de Proteção Social Especial de Vitória.

Além dos serviços de acolhimento a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realiza o trabalho de acompanhamento e monitoramento dessas pessoas em situação de rua, por meio do Serviços Especializado em Abordagem Social (Seas).

O Seas não consiste num serviço para retirada compulsória de pessoas em situação de rua dos espaços. Durante a abordagem são realizadas intervenções no que diz respeito ao acolhimento nos abrigos da Semas, bem como oferta de atendimentos relacionados a questões assistenciais, como: documentação, cidadania, alimentação, higienização, acolhimento e tratamentos de saúde.

Importante ressaltar que a atuação das equipes de abordagem não se dá em caráter coercitivo, e o trabalho busca a conscientização dessas pessoas que estão vivendo nas ruas, a fim de motivar o retorno às famílias, dependendo de uma saída voluntária. E foram justamente os que aceitaram construir uma nova história, um recomeço, que foram acolhidos nos equipamentos da Semas.

Acolhimento

Para atender a população em situação de rua, a Semas dispõe de vários equipamentos, como: Abrigo, Hospedagem noturna, Casa Lar para pessoas com transtorno mental, Albergue para migrantes, além do Serviço de Acolhimento Emergencial Transitório, totalizando 195 vagas.

O Serviço de Acolhimento Emergencial Transitório, atende à portaria 069, de 14 de maio de 2020, do Ministério da Cidadania (Governo Federal), que determina garantia de proteção social à população em situação de rua, inclusive imigrantes, no contexto da pandemia do novo coronavírus, como forma de evitar a disseminação da doença. (Secom/PMV)

Leia também:

Órgãos ambientais faz fiscalização em loteamentos de Linhares
Prefeitura muda o trânsito da Rotatória do Ó neste sábado (25)
Prefeitura de Vila Velha não irá tolerar animais soltos em vias
Dia do Agente de Trânsito: DOT e PRF em operação conjunta
Vitória ganhará parque que reunirá convivência, lazer e arte
Ventania: galhos e árvores caídos são retirados em Vitória
> ​Procon de Vila Velha está com novo sistema de agendamento
Defesa Civil atua para reduzir danos após vendaval na Serra
Vitória ganhará parque que vai reunir lazer, arte e convivência
Semana Nacional de Trânsito segue com atividades educativas
> ​Prefeito recebe pessoas com deficiência no dia nacional de luta

TAGS:
VITÓRIA | ACOLHIMENTO | ABRIGO | SEMAS | SEAS