CIDADE

Vitória/ES apresenta redução de 47% no número de homicídios

Os dados foram apresentados durante reunião do GGIM.

Em 14/05/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O trabalho conjunto entre Prefeitura de Vitória, Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público e Poder Judiciário já traz resultados positivos. Prova disso é a redução da violência na capital. De janeiro a abril deste ano, houve 25 homicídios em Vitória, número que, comparado ao mesmo período de 2014, representa uma queda de 47%.

Os dados foram apresentados durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), nesta quinta-feira (14), na sala de reuniões do Palácio Municipal. "A integração e a interação dos órgãos de segurança contribuíram para a redução do número de homicídios em Vitória. O Gabinete de Gestão Integrada é um espaço que permite a união de forças", destacou o secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira.

O comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo, tenente coronel Ramalho, ressaltou a importância da parceria entre as forças de segurança. “Essa parceria entre os órgãos evita a sobreposição dos esforços e ajuda a direcionar as ações para os locais que mais necessitam”, disse.

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, comemorou o resultado do trabalho. "Os índices de violência em Vitória estão em queda gradativa. Queria agradecer muito à nossa Guarda Municipal, que atua 24 horas, e agradecer a parceria com as polícias Civil, Militar e demais órgãos de segurança. E essa parceria, aplicada desde o início de nossa gestão, tem dado resultado positivo: todas as ocorrências de violência estão em queda. Esse é um de nossos principais compromissos: transformar Vitória numa cidade mais organizada, mais segura e mais humana", disse.

Contribuições

No encontro, representantes do Ministério Público do Estado do Espírito Santo e do Poder Judiciário também deixaram as suas contribuições e reforçaram que o trabalho conjunto das forças ajudam para a eficácia das ações preventivas e repressivas. Eles também disseram que os órgãos estão dispostos a receber sugestões para ajudar no combate à violência em Vitória.

Violência sexual contra crianças e adolescentes

Os dados de violência sexual contra crianças e adolescentes também foram apresentados durante a reunião do GGIM. Em 2014, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) notificou 112 casos novos de violência sexual contra crianças e adolescentes em Vitória. Desses, 89 eram do sexo feminino e 59 estavam na faixa etária de 5 a 14 anos.

As informações foram apresentadas por Patrícia Hulle, que é diretora da Unidade de Saúde Fonte Grande e coordenadora do Fórum Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), o fórum está mobilizando a população para vestir uma camisa branca e participar de um ato neste domingo (17), das 8 às 12 horas, na praia de Camburi, próximo ao Clube dos Oficiais.

Com o objetivo de discutir programas e ações que envolvem a temática e mobilizar os equipamentos da rede de proteção aos pequenos, será realizado, na segunda-feira (18), o III Seminário Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, no auditório da Prefeitura de Vitória, das 8 às 17 horas.

Na ocasião, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, destacou que a Prefeitura vai realizar estudos para trazer experiências exitosas de outros estados e países para tentar diminuir os índices de violência contra esse público. “Aprendi que a violência contra crianças e adolescentes tem uma característica única, pois é a única que, quando a casa fecha, mistura vítima e agressor. Temos que avançar nessa questão. Por isso abracei o Botão do Pânico, que entra nas casas para evitar que mulheres sejam vítimas de violência praticadas pelos parceiros”.

Capacitações

O secretário municipal de Cidadania e Direitos Humanos, Marcelo Nolasco, destacou que servidores das secretarias municipais de Esportes e Lazer (Semesp) e Educação (Seme) e agentes da Guarda Civil Municipal participarão de capacitações para identificar e reconhecer crianças e adolescentes que são vítimas de abuso e exploração e contribuir para fazer denúncias.

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) é um colegiado formado por diversos representantes ligados à segurança pública que discute mensalmente as necessidades na área de segurança em Vitória.

Fonte:PMV