TEMAS GERAIS

Vitoria/ES: Guarda Civil Municipal recebe o reforço de 30 novos agentes

O quadro de agentes da Guarda Civil Municipal ganhou reforço nesta quinta-feira (15)

Em 16/01/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O quadro de agentes da Guarda Civil Municipal ganhou reforço nesta quinta-feira (15), com a chegada de 30 novos guardas, sendo 20 agentes de proteção comunitária e 10 de trânsito.

O aumento do efetivo é proveniente do cadastro de reserva do último concurso, realizado em 2012. Com os novos agentes, o efetivo da instituição atinge a marca de 506 guardas (antes, eram 476).

A aula inaugural ocorreu nesta quinta-feira (15), na Escola de Governo de Vitória (EGV), em Bento Ferreira, às 16 horas, e contou com a participação do prefeito em exercício, Waguinho Ito. O curso de formação prossegue até o final do mês de abril, data em que os guardas já estarão aptos para exercer suas funções nas ruas.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Urbana (Semsu), Fronzio Calheira Mota, a chamada dos novos servidores só foi possível graças à análise do orçamento da Prefeitura e da lei de responsabilidade fiscal. "Estamos mantendo o compromisso de equipar a Guarda e de aumentar o efetivo da instituição, dentro da realidade financeira do município", ressaltou.

A Guarda Civil Municipal é responsável por fiscalizar e organizar o trânsito da cidade, por meio dos agentes de trânsito, além de patrulhar espaços públicos, parques, e áreas de grande concentração de pessoas, através dos agentes de proteção comunitária. Desde 2013, esse trabalho também passou a ser realizado 24 horas por dia, trazendo continuidade e eficiência à gestão da segurança municipal.

Formação

A carga horária tem cerca de 500 horas/aula e o conteúdo inclui conhecimentos sobre as atribuições da Guarda Municipal e gestão integrada da segurança pública. O objetivo é proporcionar mais qualidade ao trabalho dos agentes, capacitando-os dentro da metodologia e da visão integrada das políticas de segurança.

O curso contempla conhecimentos sobre ética, direitos humanos e cidadania, noções básicas de primeiros socorros, violência na escola, doméstica e de gênero, uso progressivo da força e manuseio de equipamentos não letais, meio ambiente, legislação de trânsito e suas alterações recentes e filosofia de policiamento comunitário.

Fonte:PMV