CIDADE

Vitória(ES) terá plano de enfrentamento à violência contra adolescentes e jovens

Com o objetivo de ampliar a integração entre o máximo de instituições públicas...

Em 10/12/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Com o objetivo de ampliar a integração entre o máximo de instituições públicas para reduzir cada vez mais o número de homicídios, especialmente entre os mais jovens, o Governo do Estado e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançaram, na manhã desta terça-feira (9), os Planos Municipais de Prevenção da Violência Letal contra Adolescentes e Jovens, no Palácio Anchieta.

Dez prefeituras participaram, por um ano, do processo de capacitação e qualificação para a elaboração dos planos, entre eles, Vitória. O prefeito da capital, Luciano Rezende, participou da solenidade. "Nós temos características no Estado que precisam ser enfrentadas com uma visão multissetorial. Não adianta achar que segurança pública é problema de polícia. Essa é uma visão fácil de ser percebida nas consequências, só que a história começa em outros níveis. Por isso, a importância de discutir esses planos. A Prefeitura de Vitória está entusiasmada nessa tarefa, que começa com a necessidade de nós fortalecermos o núcleo familiar", disse o prefeito.

Segundo ele, o núcleo familiar é o primeiro momento em que o ser humano se relaciona com a coletividade. "Os estudos mostram que, aos 4 ou 5 anos de idade, a personalidade da criança já está formada. Não adianta ter filhos para a escola criar, para a avó, o vizinho, o pastor, o padre criarem. Isso não funciona", disse ele.

Segundo o governador do Estado, Renato Casagrande, a integração é fundamental para que todos entendam sua responsabilidade e possam contribuir com a prevenção e com o enfrentamento à violência. "Precisamos, cada vez mais, integrar diferentes instituições, públicas e privadas, para alcançar mais redução de homicídios", disse o governador Renato Casagrande.

"A pauta da juventude é uma prioridade dentro das ações de nossa secretaria. Através da Casa da Juventude, do Papo Reto e do Plano Juventude Viva, desenvolvemos uma série de ações com objetivo de propiciar o protagonismo juvenil e a redução das vulnerabilidades das juventudes. Articulados com outros parceiros, e considerando os instrumentos e planos já construídos, buscamos reverter essa realidade da letalidade de adolescentes e jovens", disse o secretário municipal de Cidadania e Direitos Humanos, Marcelo Nolasco.

Marco

Para o secretário de Estado Extraordinário de Ações Estratégicas, Álvaro Duboc Fajardo, os planos municipais representam um novo marco para o enfrentamento à violência. "O trabalho da Prefeitura é fundamental, em especial nas ações de prevenção social, criando e levando oportunidades a quem hoje está excluído da sociedade. A prefeitura é o ente mais próximo do cidadão, e saberá como melhor atuar, de forma integrada, para beneficiar a comunidade e levar condições de proteção a quem mais precisa", analisou Duboc.

Participação

A elaboração dos planos contou com o apoio do Observatório de Favelas, uma organização social do Rio de Janeiro que possui um programa voltado para a redução de homicídios de adolescentes e de jovens no Brasil.

Esses planos municipais fazem parte de inúmeras ações realizadas em parceria com o Unicef, durante o ano de 2014, todas destinadas a qualificar as políticas públicas para a infância e a adolescência, fortalecendo as capacidades dos gestores públicos e da sociedade civil em todo o Estado, sobretudo em territórios mais vulneráveis. Vitória está elaborando o seu plano municipal e vai entregar o seu documento no primeiro semestre de 2015.

Fonte:PMV