CIDADE
Vitória é a capital brasileira que mais reduziu o número de crimes contra a vida.
A redução de 43,6% em mortes violentas na cidade, a maior redução entre as capitais.
Em 02/11/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Além de ser a cidade que apresenta a maior queda no número de homicídios do Estado, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Vitória agora também pode se orgulhar de ser a capital que mais reduziu o número de crimes contra a vida no País. O dado foi apresentado no novo estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que, em números absolutos, mostra uma redução de 43,6% em mortes violentas na cidade, a maior redução entre as capitais.
Os dados levantados pelo fórum foram feitos em um comparativo realizado entre os anos de 2014 e 2015. Na última edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, documento publicado anualmente pelo fórum, Vitória era a 15º capital mais violenta, com uma taxa de 38,3 homicídios por 100 mil habitantes. De acordo com o novo estudo, Vitória agora é a 22ª capital do ranking, com 21,6 homicídios.
A redução da violência
Para o secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira, o município investiu em ações que contribuem para a redução da violência. "A atual administração assumiu que a segurança urbana também é uma responsabilidade do município, embora a Constituição diga que esta é uma responsabilidade do Estado. Desde o primeiro momento, desenvolvemos uma série de ações para combater a violência", destacou.
Ele citou algumas das ações implementadas pela Prefeitura: "Podemos citar a Guarda 24 horas, que passou a atuar em todos os horários, o Botão do Pânico, aumento do videomonitoramento, melhoria na iluminação pública, ocupação dos espaços públicos com esportes no período noturno e uma integração eficaz de segurança pública por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal", ressaltou.
Integração
Entre as medidas que explicam o sucesso da cidade na redução de homicídios está a integração plena da Prefeitura com as forças de segurança estaduais, como a Polícia Militar, por meio do planejamento estratégico de ações e medidas preventivas. As questões de segurança são debatidas mensalmente no Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que conta com representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público e Corpo de Bombeiros.
Todo o trabalho da Guarda Civil Municipal também é realizado de forma integrada ao da Polícia Militar através do Ciodes, que distribui ocorrências e informações a ambass instituições. As imagens de videomonitoramento da Prefeitura também são repassadas ao Ciodes, a fim de balizar as ações estratégicas de segurança.
Ações da Prefeitura
São diversas as ações municipais que impactam na segurança urbana. A troca da iluminação em diversas avenidas, praças, parques e na orla é uma destas ações.
Hotéis e bares que funcionavam de forma irregular também foram fechados por meio de ações sistemáticas de fiscalização, que posteriormente foram ampliadas para todo tipo de festa e evento, formal ou informal. Assim, até mesmo a aglomeração de pessoas passou a ser fiscalizada, evitando a proliferação de ambulantes e carros de som.
A Guarda de Vitória ainda inaugurou quatro bases distribuídas em pontos estratégicos da cidade - Centro, São Pedro, Jardim da Penha e Jardim Camburi -, o que ampliou o patrulhamento da cidade e a parceria com a Polícia Militar.
Secom/PMV