CIDADE

Vitória e Serra desistem de radares eletrônicos em avenidas.

Vila Velha e Cariacica ainda estudam convênio com o DER-ES.

Em 04/01/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Dois dos mais populosos municípios da Grande Vitória, Serra e a capital, anunciaram que não têm mais interesse no convênio com o governo do estado para instalar radares eletrônicos. A medida havia sido anunciada há anos como uma das soluções para a segurança no trânsito da região.

O próprio Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), órgão estadual que intermediava as conversas com os municípios, informou, por nota, que a iniciativa não avançou.

“Não estamos discutindo questão de radar. É que achamos que isso só deve ser utilizado em último caso. Independente ou não de ter convênio, não temos interesse por enquanto”, diz Oberacy Emerich Júnior, secretário de Transportes e Infraestrutura Urbana de Vitória.

O último anúncio do convênio foi feito ano passado, quando foi divulgado que 48 radares seriam instalados até junho de 2016. O DER-ES ajudaria com a operacionalização do sistema já usado nas rodovias estaduais. A jurisdição sobre as vias continuaria com os municípios.

O primeiro município a receber os radares seria a Serra, que informou por nota, ontem, que “neste momento, o município não tem interesse na instalação de novos radares”. Embora questionado, não informou o motivo da desistência.

Diferentemente desses dos municípios, a Prefeitura de Cariacica disse que o diálogo com o DER-ES continua em andamento. Afirma que vai solicitar readequações no convênio. E sugeriu implantar radares nas vias dos bairros Campo Grande, Jardim América, São Conrado, Maracanã e Porto de Santana.

A Prefeitura de Vila Velha também estuda o convênio com DER-ES e diz que sugeriu 11 vias para a instalação dos equipamento, entre elas as avenidas Hugo Musso e Champagnat.

Estado
O DER-ES comunicou que manteve conversas com os municípios para que fosse fechado um convênio para instalação de radares. “Como não se chegou a um consenso entre as partes, a iniciativa não avançou”, explicou a nota.

O DER-ES informou, ainda, que se dispõe a firmar parecerias para a instalação de equipamentos nas vias municipais da Grande Vitória, caso essa agenda volte a ser proposta pelos municípios.

Por Katilaine Chagas, de A Gazeta